Aner participa de sessão solene em homenagem aos 100 anos do jornal O Globo e 60 da TV Globo

O presidente da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) Rafael Soriano, esteve na sessão solene no Congresso Nacional brasileiro que celebrou o centenário do jornal O Globo e os 60 anos da TV Globo. A ocasião também marcou a inauguração de uma exposição gratuita no Congresso detalhando a história da empresa, que começou com o jornal O Globo em 1925 e se tornou o maior conglomerado de mídia da América Latina.
O evento também teve a presença de representantes das Embaixadas de Angola, Áustria, China, Palestina e União Europeia. O plenário do Senado ficou lotado de colaboradores do Grupo Globo, como o apresentador Marcos Mion, o narrador Luís Roberto, os jornalistas Poliana Abritta, Zileide Silva e Heraldo Pereira e os artistas Tony Ramos, Lília Cabral, Taís Araújo e Mariana Ximenes. Também participaram representantes das emissoras afiliadas.
“Foi uma grande e merecida homenagem do Congresso ao Grupo Globo, nosso associado através da Editora Globo”, comemorou Rafael Soriano.
Também estiveram na cerimônia o presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, João Roberto Marinho; e integrantes da família Marinho, ao lado de colaboradores que fazem parte da história da empresa.
Destaque para a importante colaboração ao jornalismo de qualidade
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), falou sobre a relação de confiança que as empresas do Grupo vêm desenvolvendo com a população. E o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, enfatizou a forma como a Globo colabora com a construção da história do Brasil.
“Mais do que a memória de uma empresa, celebramos um patrimônio da cultura nacional. Os programas de televisão, as novelas, as transmissões esportivas, as reportagens e as séries fazem parte do imaginário coletivo e ajudaram a contar a história recente do nosso país”.
O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos), destacou a participação da Globo na formação da identidade do brasileiro.
“A Globo não foi um mero veículo de transmissão de conteúdos. Foi e continua sendo um agente de integração nacional, um mediador entre as diferenças regionais e um organizador simbólico da vida social”.
Exposição comemorativa dos 100 anos do Grupo Globo
Depois da sessão solene, o presidente do Senado inaugurou uma mostra interativa sobre os 100 anos do Globo. Em formato de túnel, a exposição mostra uma viagem pelo tempo, com momentos marcantes do grupo, desde a fundação do jornal O Globo em 1925 até os dias atuais. O espaço reúne fotos e materiais do acervo da empresa e que ajudam a construir a trajetória do grupo de comunicação. Localizada no Salão Negro do Congresso, a exposição estará aberta a visitantes até 29 de agosto.
Leia mais na página da Agência Senado
Fotos: Edilson Rodrigues, Geraldo Magela e Andressa Anholete, da Agência Senado.










