Aner participa de sessão solene em homenagem aos 100 anos do jornal O Globo e 60 da TV Globo

Aner participa de sessão solene em homenagem aos 100 anos do jornal O Globo e 60 da TV Globo

21 de agosto de 2025
Última atualização: 22 de agosto de 2025
6min
Homanagem Glogo no Senado foto mostra plenário lotado com logo 100 anos Globo
A homenagem reuniu políticos, celebridades e executivos da Globo. Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Márcia Miranda

O presidente da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) Rafael Soriano, esteve na sessão solene no Congresso Nacional brasileiro que celebrou o centenário do jornal O Globo e os 60 anos da TV Globo. A ocasião também marcou a inauguração de uma exposição gratuita no Congresso detalhando a história da empresa, que começou com o jornal O Globo em 1925 e se tornou o maior conglomerado de mídia da América Latina.

O evento também teve a presença de representantes das Embaixadas de Angola, Áustria, China, Palestina e União Europeia. O plenário do Senado ficou lotado de colaboradores do Grupo Globo, como o apresentador Marcos Mion, o narrador Luís Roberto, os jornalistas Poliana Abritta, Zileide Silva e Heraldo Pereira e os artistas Tony Ramos, Lília Cabral, Taís Araújo e Mariana Ximenes. Também participaram representantes das emissoras afiliadas.

“Foi uma grande e merecida homenagem do Congresso ao Grupo Globo, nosso associado através da Editora Globo”, comemorou Rafael Soriano.

Também estiveram na cerimônia o presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, João Roberto Marinho; e integrantes da família Marinho, ao lado de colaboradores que fazem parte da história da empresa. 

Destaque para a importante colaboração ao jornalismo de qualidade

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), falou sobre a relação de confiança que as empresas do Grupo vêm desenvolvendo com a população. E o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, enfatizou a forma como a Globo colabora com a construção da história do Brasil.

“Mais do que a memória de uma empresa, celebramos um patrimônio da cultura nacional. Os programas de televisão, as novelas, as transmissões esportivas, as reportagens e as séries fazem parte do imaginário coletivo e ajudaram a contar a história recente do nosso país”.

O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos), destacou a participação da Globo na  formação da identidade do brasileiro.

“A Globo não foi um mero veículo de transmissão de conteúdos. Foi e continua sendo um agente de integração nacional, um mediador entre as diferenças regionais e um organizador simbólico da vida social”.

Exposição comemorativa dos 100 anos do Grupo Globo

Depois da sessão solene, o presidente do Senado inaugurou uma mostra interativa sobre os 100 anos do Globo. Em formato de túnel, a exposição mostra uma viagem pelo tempo, com momentos marcantes do grupo, desde a fundação do jornal O Globo em 1925 até os dias atuais. O espaço reúne fotos e materiais do acervo da empresa e que ajudam a construir a trajetória do grupo de comunicação. Localizada no Salão Negro do Congresso, a exposição estará aberta a visitantes até 29 de agosto.

Leia mais na página da Agência Senado

Fotos: Edilson Rodrigues, Geraldo Magela e Andressa Anholete, da Agência Senado.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.