Aner apoia pesquisa sobre Perfil Racial da Imprensa Brasileira

Aner apoia pesquisa sobre Perfil Racial da Imprensa Brasileira

9 de setembro de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

09 de setembro de 2021

A Aner está apoiando a realização de uma pesquisa que pretende identificar o grau de diversidade nas redações do país. O trabalho, desenvolvido pelo projeto da newsletter Jornalistas&Cia e pelo Portal dos Jornalistas, em parceria com o Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas e o I’Max, pretende responder a partir da realização de um recenseamento racial nas redações, abrangendo os 61 mil jornalistas em atividade nas cinco regiões do País.

O objetivo é contribuir para políticas afirmativas no Jornalismo brasileiro, como explica Eduardo Ribeiro, diretor do J&Cia e do Portal dos Jornalistas e idealizador do projeto:

“O grande esforço a partir de agora será motivar os profissionais, independentemente de raça, a participarem da iniciativa, pois quanto maior for a adesão mais consistente será o estudo”.

A campanha tem o apoio de empresários, como Luiza Trajano, do Magazine Luiza; jornalistas como Laurentino Gomes, Flávia Oliveira, Juca Kfouri, Maurício Noriega, Pedro Bial, e a apresentadora Cris Guterres; e profissionais dedicados ao tema diversidade, como José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, entre outros.

Clique aqui para participar.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.