Abert, Aner e ANJ lançam nota em defesa da democracia e da liberdade de imprensa

Abert, Aner e ANJ lançam nota em defesa da democracia e da liberdade de imprensa

1 de agosto de 2022
Última atualização: 1 de agosto de 2022
2min
Márcia Miranda

01 de agosto de 2022

A nota oficial será publicada em 2 de agosto, na imprensa

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) lançam nesta terça-feira (2 de agosto) uma nota em defesa da democracia e de dois dos seus pressupostos: a liberdade de imprensa e o respeito aos resultados eleitorais.

O documento assinado por Abert, Aner a ANJ diz que, com base em seus princípios de defesa das liberdades de imprensa, de opinião e informação, as entidades “vêm a público reafirmar seu compromisso com o Estado de Direito e as decisões soberanas das eleições, referendadas por uma Justiça Eleitoral cuja atuação tem sido reconhecida internacionalmente”.

A nota, divulgada em sincronia pelos associados das três entidades, reforça também “a importância da atividade ampla e independente da imprensa livre no combate à desinformação que tanto mal causa às democracias”. Destaca ainda que “apenas em ambientes de liberdade política, de solidez das instituições e de pleno respeito à Constituição a missão jornalística pode ser levada aos brasileiros com a abrangência e transparência que as democracias exigem”.

Clique aqui e leia a íntegra da nota oficial

A Aner vem trabalhando junto a seus associados para fomentar o combate à desinformação, através da promoção de debates e encontros entre os publishers, como o Café com Aner, e apoiando campanhas como as realizadas pelo Instituto Palavra Aberta e eventos que promovem o compartilhamento de informações e ferramentas para transparência, como o Congresso da Abraji.

Clique e veja o Café com Aner sobre Fake News e Desinformação, com a gerente de projetos da Associação Portuguesa de Imprensa, Nadine Santos

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.