95 anos depois, o ‘novo normal’ de um jornal cidadão de olho no futuro leitor

95 anos depois, o 'novo normal' de um jornal cidadão de olho no futuro leitor

29 de julho de 2020
Última atualização: 29 de julho de 2020
Helio Gama Neto

O GLOBO – 29/07/2020

Desde o dia 29 de julho de 1925, quando circulou a primeira edição do GLOBO, já estava lá o que nos guia até hoje, 95 anos depois: os princípios do jornalismo profissional. Independência, isenção, coragem. Três palavras que traduzem a essência da busca pela informação verdadeira, checada e oferecida em primeira mão para o leitor.

Muito tempo passou daquela quarta-feira de 1925 até esta quarta de 2020. Foram inúmeras as crises que embalaram o país e o mundo. O GLOBO as enfrentou, aprendeu com elas. Mudou, adaptou-se. Os avanços tecnológicos, que estão transformando a forma como se produzem e se consomem notícias, têm levado o jornal em mais um voo rumo à reinvenção, movido pela agilidade para lançar produtos e plataformas digitais que dialoguem com a contemporaneidade e atendam às necessidades de quem o lê.

O contexto de incertezas provocado pela pandemia da Covid-19 nas mais diversas áreas (da economia à ciência, passando pela política e mudando até a forma de se relacionar com lazer) é um exemplo disso. Para se ter uma ideia, em abril, devido ao aumento de interesse em notícias sobre o novo coronavírus, tivemos 82 milhões de usuários acessando nosso site, segundo dados do Google Analytics.

Paixão pelo ofício:profissionais contam como é trabalhar no GLOBO e ajudar a levar a informação adiante

Os 95 anos chegam, portanto, mirando os 100, cercados por esse novo normal, de olho nesse novo futuro e pensando nesse novo leitor. Um leitor que enxerga e valoriza a importância de seu papel como cidadão. Mais do que nunca, é com ele que o jornal reafirma uma aliança movida pela confiança e pelo hábito. Não é fácil fazer aniversário neste 2020. Este caderno, porém, vem celebrar um pacto de troca e de credibilidade que foi construído passo a passo. Com artigos, reportagens, cronologias, as páginas a seguir lembram a história do GLOBO, analisam o lugar da imprensa no presente, refletem sobre como será o amanhã neste mundo cada vez mais conectado e sensível a boatos, exaltam a íntima parceria com quem nos lê e personificam o nosso time, com depoimentos de profissionais de diferentes áreas.

Afinal, fazer um jornal é, acima de tudo, um trabalho de equipe, da qual o leitor faz parte.


Warning: Undefined array key "" in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 206

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 206
Helio Gama Neto