Guia ensina como desenvolver produtos para a mídia na América Latina

Guia ensina como desenvolver produtos para a mídia na América Latina

23 de setembro de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

23 de setembro de 2021

Dois jornalistas argentinos elaboraram um guia educativo sobre como desenvolver produtos para a mídia na América Latina. O guia Propulsório leva em conta a falta de sustentabilidade econômica, a desconfiança e a desinformação enfrentadas pelas empresas jornalísticas. O material é voltado para gestores de produtos e tem como objetivo colaborar para criar organizações de jornalismo mais sustentáveis, focando nas necessidades e problemas das comunidades.

Felicitas Carrique, diretora de inovação da SembraMedia e Maxi De Rito foram selecionados em 2020 pelo International Center for Journalists (ICFJ) como bolsistas profissionais de seu programa, “Um Caminho Digital para o Empreendedorismo e a Inovação para a América Latina”. Graças a esse financiamento, eles elaboraram o plano de conteúdo do guia.

O guia é autodirigido, mas contém atividades de autoavaliação para que os leitores possam aplicar o que aprenderam em seus próprios projetos.

“Se apenas quem fala inglês puder [desenvolver produtos de mídia], só quem tem educação privilegiada poderá ter acesso a essas funções. Em vez disso, se abrirmos o jogo, podemos fazer com que pensadores de produto com experiências e origens diferentes ocupem cargos de decisão na imprensa da região ”, disse Maxi De Rito, coautor de Propulsorio, à LatAm Journalism Review (LJR).

Clique aqui e conheça o guia Propulsório

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.