Lulu Skantze e as novidades do FIPP Insider em Helsinque

Lulu Skantze e as novidades do FIPP Insider em Helsinque

30 de setembro de 2024
Última atualização: 30 de setembro de 2024
5min
Em sala ampla com projeção de uma imagem da Revista Storytime ao fundo, aparece no lado direito, em meio corpo, a correspondente da Aner na Europa, Lulu Skantze, mulher branca de cabelos castanhos claros, durante palestra no FIPP Insider Helsinque
Lulu nos conta as novidades do FIPP Insider realizado em Helsinque. Foto: Linkedin Lulu Skantze
Lulu Skantze

Este mês tive o prazer de fazer uma apresentação na Finlândia para um dos eventos da FIPP promovido para os membros. O FIPP Insider é uma série de eventos educacionais, sempre em países diferentes. A FIPP oferece educação e cases valiosos para os editores, e os eventos “Insider” são uma atração para os centros de mídia locais.

Essas sessões geralmente são promovidas em parceria com um editor local, patrocinadas pelos parceiros locais da FIPP (neste caso, a UPM). Na Finlândia, a Aikakaus Media nos recebeu. O foco ficou na necessidade de multiplicar receitas e compartilhar experiências do setor, trocar ideias sobre o que está funcionando no país (com base nas discussões dos painéis), além de trocar insights com palestrantes de outros mercados.

Eu fui representando a Storytime, com foco em Licenciamento. Marc Bongers, da Roularta, falou de Transformação Digital; e Steve Price, da Atlas, falando dos modelos de assinaturas.

A Atlas é uma consultoria de crescimento de receita no Reino Unido, que já prestou consultoria para empresas como The Week, New York Times e Monzo. O Steve tem um curso de seis módulos online, gratuito para os membros da Fipp – vale a pena conferir.

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Networking e troca de conhecimento

Os eventos FIPP Insider duram em torno de meio dia com o objetivo de facilitar a troca de conhecimento e networking entre profissionais de mídia. Esses eventos, organizados em várias cidades ao redor do mundo, oferecem aos participantes a oportunidade de interagir com palestrantes locais e internacionais sobre tópicos relevantes para a indústria, como transformação digital, crescimento de assinaturas e inovação na mídia. O formato normalmente inclui sessões principais, painéis e oportunidades de networking.

Em 2024, os eventos FIPP Insider estão programados para cidades como Lagos, Montreal e Nova York, continuando a tradição de engajamento global. Cada evento traz um foco local, ao mesmo tempo em que aborda desafios globais da mídia, tornando-os altamente benéficos para profissionais que desejam se manter atualizados com as tendências de mídia e publicação.

Os eventos FIPP Insider são abertos para membros e não membros As as taxas de inscrição variam dependendo do status de associação. Esses eventos fazem parte do compromisso mais amplo da FIPP com o desenvolvimento da indústria, incluindo workshops e cursos.

Aqui estão as minhas notas principais sobre o evento em Helsinque

Fiquei realmente impressionada com a transformação digital pela qual a Roularta passou, apresentada por Marc Bongers, diretor de transformação do grupo. Uma empresa de mídia tradicional familiar com mais de 60 títulos operando na Bélgica, Holanda e Alemanha.

Eles têm alguns dos títulos mais reconhecidos por aqui, mas recentemente adiquiriram a Flow e a Psychologies, por exemplo. Durante a pandemia perceberam que precisavam estar disponíveis e transformar o espaço digital, até porque as bancas realmente fecharam por aqui por quase dois anos!

Leitura de dados

Eles são muito bons em leitura de dados: analisaram os dados de seus leitores e usuários e perceberam que todos compartilhavam suas senhas, mas eles tinham pouco controle sobre o acesso digital desconectado (cada revista tinha seu próprio site e logins individuais). Analisaram, também, quais títulos eram compartilhados, como liam, quanto tempo, enfim, o máximo possível de comportamentos dos leitores.

Eles criaram o próprio ecossistema para seus títulos, mas, para torná-lo completo e oferecer mais além dos títulos que já tinham, adquiriram novos títulos para preencher lacunas nos setores em que precisavam de mais conteúdo.

Mais do que apenas oferecer uma revista, eles oferecem conteúdo de todos os seus títulos combinados, personalizando o conteúdo para cada usuário que faz login, de modo a inspirar os leitores a explorar conteúdo além da revista original que já amavam.

Netflix das revistas

Quando pesquisaram seus leitores, 64% queriam mais acesso, e não menos. No entanto, eles perceberam que os leitores já estavam compartilhando logins e acessos, então, criaram um pacote de assinaturas no app chamado “Mijn Magazines” para múltiplos acessos familiares – cada um com seu próprio perfil. E, através disso, estão conhecendo o comportamento de toda a família e têm grandes planos para criar assinaturas mais personalizadas para famílias holandesas, belgas e alemãs.

Funcionando como a “Netflix das revistas” eles mantêm o conteúdo das revistas apenas dentro do aplicativo e não estão disponíveis em sites de terceiros. Sendo assim, mantêm uma experiência personalizada, cheia de conteúdo próprio. A ideia é realmente aumentar o tempo de uso das famílias, trazendo novos leitores mais jovens.

Os grupos de discussão também trouxeram uma série de boas informações sobre diversificação de receita. Mas isso é assunto para o nosso próximo artigo. Até lá!

Lulu Skantze
Contributor
Lulu Skantze é fundadora e diretora criativa de uma das maiores revistas infantis do Reino Unido, a Storytime. Desde seu lançamento, em 2014, a revista tornou-se uma marca global de histórias, reconhecida nos setores de Editoriais e Edtech, com mais de 900 histórias disponíveis em formatos impresso, digital e áudio, e novos conteúdos publicados mensalmente. A revista é publicada atualmente em cinco países e distribuída para mais de 60 países. Com base em Amsterdã, após viver em Londres por mais de 20 anos, Lulu trabalhou em agências de publicidade no Brasil e na Alemanha e para grandes editoras britânicas, francesas e italianas, dirigindo artisticamente projetos premiados e desenvolvendo produtos para Disney, Mattel, Hasbro, Playstation e muitas outras grandes marcas. Lulu acredita que todos somos feitos de histórias. Ela defende a importância da alfabetização, de conteúdos diversificados e positivos, acessíveis a todos, e esses valores são fundamentais para o conceito da Storytime. Para saber mais sobre sua marca, visite www.storytimemagazine.com e www.storytimehub.com.