Aner prepara Summit sobre o futuro da monetização de empresas jornalísticas

Aner prepara Summit sobre o futuro da monetização de empresas jornalísticas

11 de agosto de 2025
Última atualização: 19 de agosto de 2025
4min
Card em fundo verde com gráfico em amarelo sobre o Summit Aner o futuro da monetização é hoje
Summit vai discutir alternativas para monetização de empresas jornalísticas. Imagem: Aner/Rosy Gonzalez
Márcia Miranda

No próximo dia 1º de outubro a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) vai promover o seu primeiro Summit: O futuro da monetização é hoje, para discutir a geração de receitas para empresas jornalísticas.

O encontro, que acontece na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), é o primeiro de uma série que a Aner pretende organizar para impulsionar o mercado de publishing jornalístico. A entrada é gratuita, mediante cadastro.

O que são os Summits Aner?

Os Summits serão encontros presenciais, voltados a promover discussões práticas e inspiradoras sobre os caminhos e as oportunidades do segmento editorial.

Nesta primeira edição o encontro vai abordar as estratégias de monetização que moldam o presente e o futuro das empresas jornalísticas. Entre os formatos, branded content, modelos de assinaturas, publicidade programática, além de novas formas de gerar valor a partir das audiências e de infoprodutos.

“A Aner tem se dedicado a estimular o mercado editorial jornalístico, que teve que se adaptar completamente aos meios digitais. Por isso, decidimos, neste primeiro Summit, trazer alternativas sobre monetização e mostrar como os publishers podem ampliar seus negócios, seja com modelos já existentes, aprimorados com tecnologia, ou com novos formatos, que estão avançando dia a dia”, explica Regina Bucco, diretora executiva da Aner.

Quais serão os temas do Summit O futuro da monetização é hoje?

O evento será realizado em apenas um dia, com uma agenda intensa, a partir das 8h30. Ao todo, estão previstos 21 palestrantes. Veja a programação:

08h30 – Credenciamento e Welcome Coffee

09h30 – Boas-vindas

09h50 – Afinal, Onde Estão as Receitas dos Publishers em 2025?

10h40 – Licenciamento e Marcas

11h30 – Brand Publishing e Branded Content não são a mesma coisa

12h20 – Pausa almoço

14h00 – Assinaturas, Doações ou Membership: ainda são modelos viáveis?

14h50 – É possível gerar novas receitas com as mesmas audiências?

15h40 – Coffee Break

16h00 – Quem ganha com a programática?

16h50 – O que vem depois?

17h40 – Encerramento do evento + Networking

O evento segue o modelo do FIPP Insider SP, ocorrido com sucesso em junho, quando a Aner trouxe, em parceria com a Fédération Internationale de la Presse Périodique (FIPP), uma série de palestrantes nacionais e internacionais para um dia inteiro de debates e troca de informações.

“O encontro será transmitido online, mas eu recomendo fortemente que, quem puder, venha assistir ao vivo. As trocas na plateia são muito intensas e com certeza quem vier levará consigo muito mais do que uma visita à ESPM”, afirma Regina Bucco.

Cotas de patrocínio ainda disponíveis

O evento tem o apoio do Google, mas cotas de patrocínio com alta visibilidade, incluindo exposição da marca nos telões e nas transmissões, agradecimentos personalizados em cada painel e outras oportunidades estratégicas de destaque ainda estão disponíveis. Interessados devem entrar em contato clicando aqui.

O Summit Aner tem o apoio de Instituições parceiras como a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Coar Notícias, Instituto Palavra Aberta, Two Sides e Projor. Portal Brand Publishing, Meio&Mensagem e Alright são media partners.

As inscrições já estão abertas, com número limitado de vagas, e podem ser feitas clicando aqui.

Serviço:

Summit Aner – O futuro da monetização é hoje

Dia 1º de outubro de 2025, a partir das 8h30

Auditório ESPM Tech – Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, São Paulo

Inscrições pelo Sympla em: https://tinyurl.com/OFuturoDaMonetizacaoEHoje

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.