Summit Aner debate o futuro da monetização do jornalismo em evento gratuito

Summit Aner debate o futuro da monetização do jornalismo em evento gratuito

15 de setembro de 2025
Última atualização: 23 de setembro de 2025
4min
Banner ad seleto Summit aner o futuro da monetização é hoje fundo verde grafico com seta amarela e letras brancas e amarelas
As inscrições são gratuitas e seguem abertas, mas as vagas são limitadas. Arte: Aner/Rosy Gonzalez
Márcia Miranda

Como monetizar o conteúdo de forma sustentável e relevante? Para responder a esse questionamento, a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) promove o Summit Aner: O futuro da monetização é hoje, um evento imperdível e com entrada gratuita, que promete ser um marco para o mercado de publishing.

O encontro, que acontece no dia 1º de outubro, na ESPM Tech, em São Paulo, é uma oportunidade única para publishers, jornalistas, publicitários e equipes comerciais se aprofundarem nas estratégias que estão moldando o presente e o futuro do setor. A proposta é clara: discutir a monetização a partir de audiências e infoprodutos, e mostrar como a tecnologia e a inovação podem ser aliadas na busca por receitas.

O evento tem o patrocínio do Google e da AdSeleto.

Painéis de especialistas e temas urgentes

A programação do Summit foi cuidadosamente elaborada para abordar os temas mais relevantes da atualidade. A qualidade do evento é garantida pela presença de um painel de especialistas de peso. A diversidade de vozes e experiências promete debates ricos e soluções práticas para os desafios sobre o futuro da monetização no mercado.

Conheça os painéis e os especialistas participantes:

9h30 – Sessão de abertura e boas vindas

  • Regina Bucco e Rafael Soriano (Aner)
  • Dalton Pastore (ESPM)
  • Fabiana Zanni (Google)

9h50 – PAINEL 1: Afinal, Onde Estão as Receitas dos Publishers em 2025?

Modelos de monetização editorial: sobrevivência ou reinvenção?

  • Sabrina Passos (Blue Engine)
  • Edward Pimenta (Globo)
  • Flávio Moreira (InfoMoney)

10h40 – PAINEL 2: Licenciamento e Marcas

Marcas que contam histórias: como o licenciamento amplia o alcance e o valor editorial.

  • Marici Ferreira (Abral e EP Grupo)
  • Luis Maluf (Grupo Perfil)
  • Rodrigo de Medeiros Paiva (MSP)

11h30 – PAINEL 3: Brand Publishing e Branded Content são a mesma coisa?

Vamos entender quando aplicar cada modelo, quais os esforços envolvidos e se podem coexistir numa mesma operação.

  • Demetrios dos Santos (ANER/OKN/CartaCapital)
  • PH Ferreira (Barões Brand Publishing)
  • Luís Bovo (Estadão)

14h – PAINEL 4: Paywall, Doações ou Membership… quais são modelos possíveis?

Ainda vale pagar por conteúdo? Modelos de adesão em tempos de saturação digital

  • Ricardo Fiorotto (Google)
  • Vitor Conceição (Meio)
  • Lucas Amorim (Exame)

14h50 – PAINEL 5: É possível gerar novas receitas com as mesmas audiências?

De leitores a participantes e compradores: eventos e infoprodutos como alavancas de receita

  • Adriano Nogueira (CEO do O Otimista)
  • Adal Viviani (Hariot Consultoria de Marketing)
  • Adriana Cury (Brazil Economy)

16h – PAINEL 6: Quem ganha com a programática?

Entre o algoritmo e o conteúdo: o lugar dos publishers na lógica programática

  • Wharrysson Lacerda (Olhar Digital)
  • Marcel Rodrigues (UOL)
  • Maria Luiza Borges (Gridmidia)

16h50 – PAINEL 7: O que vem depois?

Sustentar a mídia no Brasil exige visão, reinvenção e coragem — quais caminhos seguir nos próximos anos?

  • Ricardo Gandour (Jornalista e professor)
  • Guilherme Ravache (Colunista do Valor Econômico)
  • Elaine Silva (Alma Preta)
  • Mara Luquet (MyNews)

Não perca esta oportunidade!

Em um cenário que exige constante adaptação e inovação, o Summit Aner é mais do que um evento; é um investimento no futuro do seu negócio e da sua carreira. É a chance de se conectar com os principais nomes do mercado, aprender com as melhores práticas e sair com uma visão estratégica renovada.

Garanta já sua participação gratuita, pois o evento está sujeito a limite de lotação.

Inscreva-se gratuitamente aqui!

O Summit Aner tem o apoio de Instituições parceiras como a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Coar Notícias, Instituto Palavra Aberta, Two Sides e Projor. Alright, Grupo O Otimista, Meio&Mensagem e Portal Brand Publishing são media partners.

Serviço:

Summit Aner: O futuro da monetização é hoje

Dia 1º de outubro de 2025, a partir das 8h30

Auditório ESPM Tech – Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, São Paulo

Inscrições pelo Sympla em: https://tinyurl.com/OFuturoDaMonetizacaoEHoje

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.