FIPP Insider SP: Alastair Lewis e o futuro do jornalismo e mídia

FIPP Insider SP: Alastair Lewis e o futuro do jornalismo e mídia

22 de abril de 2025
Última atualização: 25 de abril de 2025
6min
Banner FIPP Insider São Paulo com Alastair Lewis
Alastair Lewis: "Estou ansioso para entender melhor como o mercado brasileiro evoluiu nos últimos anos". Arte: Aner/Rosy Gonzalez
Márcia Miranda

Em parceria com a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Alastair Lewis se prepara para trazer ao Brasil o FIPP Insider São Paulo, no próximo dia 5 de junho. O presidente da FIPP estará no encontro que vai reunir profissionais para debater temas atuais como inteligência artificial, GenZ, monetização e estimular o debate sobre desafios da indústria editorial.

O que é a FIPP?

Fundada em 1925 na França, a FIPP é uma das associações de publishers mais antigas e prestigiadas do mundo. Originalmente formada por um consórcio de editores de revistas para compartilhar ideias, a organização cresceu ao longo dos anos e passou a incluir proprietários de mídia e criadores de conteúdo do mundo todo.

Hoje, a FIPP capacita seus membros a construir negócios de mídia internacional, estimulando os líderes de mercado, ao compartilhar soluções, cases de inteligência e fomentar parcerias.

Em 2025, a FIPP completa 100 anos. Entre os principais eventos no calendário anual estão os FIPP Insider, realizados em diversos países para gerar negócios e networking; e a cereja do bolo: o anual FIPP World Media Congress. O evento se expandiu pelo mundo, se tornou digital em 2020, com o início da pandemia de COVID-19. Em 2022, voltou a ser presencial em Cascais, Portugal, com mais de 400 participantes.

O Brasil já estava na mira da FIPP há algum tempo, como um país estratégico para a chegada à América Latina. Alastair esteve por aqui quando trabalhou como diretor Internacional na Haymarket, mas está ansioso para voltar ao Brasil depois de 10 anos desde a última visita. Conversamos com ele para saber sobre as expectativas de regressar ao país.

O que motivou a FIPP a realizar o evento Insider em São Paulo?

Há algum tempo estamos com muita vontade de realizar um evento no Brasil novamente. É um mercado extremamente importante e a FIPP não esteve presente por um longo período. Quando nossos amigos da Aner sugeriram uma parceria, ficamos muito felizes em trabalhar juntos com eles, para trazer um FIPP Insider para São Paulo.

Que tipo de conteúdo e oportunidades de networking os participantes podem esperar no FIPP Insider São Paulo?

O evento vai reunir um mix muito rico de especialistas locais e internacionais do mundo da mídia, do jornalismo e das editoras para explorar o cenário em constante transformação do setor, com todas as oportunidades e desafios que isso traz. Ouvir nossos colegas, tanto do mercado brasileiro quanto de fora, será uma ótima forma de conhecer casos de sucesso e aplicar esses aprendizados no seu próprio negócio. A FIPP tem como essência conectar pessoas – e um FIPP Insider é sempre uma excelente oportunidade de fazer networking, conhecer novos contatos e explorar possibilidades em um ambiente mais informal, acolhedor e relevante ao mesmo tempo.

Como a FIPP avalia o impacto da inteligência artificial e de outras tecnologias emergentes no futuro da indústria editorial?

Não há dúvidas de que a IA impactará nosso setor de diversas formas – na verdade, isso já está acontecendo! Apesar dos muitos desafios e ameaças que essa nova tecnologia traz, acreditamos que os publishers e criadores de conteúdo de qualidade, que têm uma relação sólida e bem definida com seu público, terão um papel fundamental e estarão bem-posicionados para se beneficiar das tecnologias emergentes, novas plataformas e modelos que vão se desenvolver rapidamente num futuro muito próximo.

Qual é o papel do conteúdo impresso no cenário atual e futuro do mercado editorial?

A FIPP acredita que o impresso continuará tendo um papel importante ao oferecer ao público uma experiência “offline” e mais contemplativa. Ele nunca mais será um “meio de comunicação de massa” como no passado, mas acreditamos que haverá um interesse contínuo por produtos impressos de alta qualidade e bem segmentados (como revistas, bookazines e outros), que podem acompanhar formatos em uma estratégia multiplataforma (podcasts, newsletters, vlogs, streaming de vídeo, etc). Já há evidências significativas de que as gerações Z e Alpha atribuem grande valor ao impresso, e não temos dúvidas de que ele continuará sendo uma parte relevante e valiosa do ecossistema da mídia.

Qual é o papel da FIPP no apoio à inovação e ao crescimento das empresas de mídia, especialmente em mercados emergentes como o Brasil?

A FIPP existe para conectar a mídia global. Nosso papel é abrir portas, fazer conexões, compartilhar boas práticas, estudos de caso e exemplos entre empresas associadas. Acreditamos que isso é especialmente importante para empresas em mercados emergentes como o Brasil e o chamado “Sul Global” de forma mais ampla – a FIPP pode ter um papel relevante tanto ao apresentar estratégias de sucesso vindas do “Norte” quanto ao fomentar colaborações entre membros e outros players que possam impulsionar o crescimento e a inovação.

Essa é sua primeira vez no Brasil, ou você já esteve aqui antes?

Já visitei o Brasil várias vezes durante meu tempo na Haymarket, onde fui Diretor Internacional. Na época, publicávamos as revistas F1 Racing, FourFourTwo e Stuff em parceria com licenciados locais, e tive o grande prazer de vir ao país em diversas ocasiões – mas já se passaram quase dez anos desde minha última visita. Por isso, estou muito empolgado para voltar, reencontrar velhos amigos e conhecer muitas pessoas novas nesse mercado global tão importante!

Quais são suas expectativas para este evento no Brasil? O que você espera encontrar ou vivenciar aqui?

Estou ansioso para entender melhor como o mercado brasileiro evoluiu nos últimos anos, quais foram os impactos e quais são as oportunidades de crescimento daqui pra frente. Vai ser fantástico ouvir especialistas e palestrantes locais e conhecer algumas das pessoas que estão impulsionando o setor. E, claro, estou empolgado para tomar uma legítima caipirinha novamente e vivenciar toda aquela recepção calorosa e única que só o Brasil sabe oferecer!

Interessado no FIPP Insider São Paulo? Saiba mais sobre o evento aqui.

São apenas 200 vagas! Reserve a sua clicando aqui.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.