Playbook de prompts de beleza real: Dove cria um guia com ideias para designers de imagens com IA

Playbook de prompts de beleza real: Dove cria um guia com ideias para designers de imagens com IA

10 de maio de 2024
Última atualização: 10 de maio de 2024
3min
Capa do playbook de prompts da Dove para designers, mostra close de menina com cabelos ruivos e crespos e rosto com sardas
O playbook de prompts da Dove dá dicas sobre como criar imagens mais reais e inclusivas
Márcia Miranda

A Dove criou um playbook de prompts para orientar os criadores de imagens com inteligência artificial (IA). A empresa acredita que os padrões de beleza naturais e humanos devem ser respeitados nas representações de IA e está compartilhando as orientações que sejam representativas da realidade.

“Não é um guia definitivo para gerar beleza real. Nosso objetivo é encorajar uma conversa sobre prompts inclusivos e geração realista de imagens de IA”, informa a empresa no playbook.

A Dove também estimula os designers a trocarem informações sobre suas criações e dúvidas e a considerarem o playbook de prompts apenas um ponto de partida.

Insights sobre esse e outros assuntos relacionados ao mundo editorial você lê na Newsletter Aner. Assine pelo WhatsApp.

Veja alguns dos tópicos do playbook de prompts

Entre as recomendações do playbook está o cuidado com as imagens que aparecem nos geradores de IA, principalmente no que diz respeito ao preconceito. O guia destaca que a beleza é subjetiva, diversa e deve ser inclusiva e que o preconceito pode estar em toda parte. Por isso, a necessidade de observar os resultados da IA generativa de imagens, que é baseada em grandes conjuntos de dados reais, com um cuidado especial.

  • Por padrão, a IA não fornece uma representação realista dos humanos, mas sim uma representação estereotipada devido a dados de treinamento tendenciosos.
  • Para conseguir um prompt que traga um resultado mais real, comece observando o perfil real de uma pessoa e pense em como descrevê-lo. Como é o cabelo? Qual a principal característica dos olhos? Como é o sorriso?
  • Atente para detalhes de comportamento: essa pessoa tem características sensuais? Quem vai se sentir representado por essa pessoa?
  • Questione seus próprios objetivos: Estou fazendo o mundo mais inclusivo com essa imagem? Qual o propósito dessa criação? Tenho uma imagem pré-concebida sobre esse grupo que devo reconsiderar e reavaliar?
  • Pense em um prompt como ponto de partida para o processo criativo da IA. Você está definindo a direção do que deseja que a IA visualize.

O playbook de prompts completo pode ser baixado na nossa biblioteca ou no site da campanha da Dove.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.