Pesquisas indicam aumento de investimento publicitário no segundo semestre de 2024
Duas pesquisas divulgadas esta semana indicam que o mercado está reagindo positivamente ao cenário, investindo e prevendo maior investimento publicitário nos próximos meses.
O Cenp-Meios registrou crescimento de 16% no investimento publicitário via agências no primeiro semestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado. O painel Cenp-Meios ouviu 325 agências em todo o país para preparar o estudo de evolução do mercado. O estudo mostra o volume de investimentos de R$ 10,6 bilhões, frente aos R$9,14 bilhões de janeiro a junho do ano passado.
A outra pesquisa, Painel Marketing Trends, parceria entre Meio & Mensagem e Kantar Ibope Media, mostrou que 64% dos CMOs e decisores da área de marketing pretendem aumentar os seus investimentos para a segunda metade do ano. Além disso, 88% das empresas responderam que pretendem manter o investimento.
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Revistas seguem em crescimento, mas olhos estão voltados para formatos digitais e influenciadores
Revistas, incluindo meios impressos e seus canais digitais, tiveram investimento de US$7.424 milhões (cerca de R$ 38.2milhões), indicando participação de 0,4% no total do mercado. O volume é maior que o do ano passado no mesmo período, quando o segmento recebeu investimento total de US$5.190 milhões (cerca de R$26,1 milhões)
Televisão aberta (39,5%) e Internet (38,2%) brigam pelas maiores fatias do mercado no primeiro semestre de 2024, segundo o Cenp.
De acordo com o Painel marketing Trends, a previsão é de que os investimentos nesse segundo semestre sejam destinados aos formatos digitais e ao trabalho com influenciadores. Entre os empresários entrevistados, 73,9% e 70,6%, respectivamente, pretendem aumentar o seu aporte nos dois formatos.
Ainda segundo o Painel, também devem receber investimento maior das companhias a mídia exterior (59,6%), redes sociais (59,4%) e vídeo online (53,1%), no segundo semestre.
A diretora-executiva da Aner, Regina Bucco, destaca a criatividade e a responsabilidade com a informação, cultivadas pelos publishers de revistas:
“O meio revista impresso ou digital , com jornalistas profissionais tem credibilidade, consistência e responsabilidade na checagem da notícia. Os publishers estão se aprimorando, criando novas formas de atrair e engajar o público, novos modelos de negócios. Sendo assim, responsabilidade com a informação e criatividade são as apostas do nosso mercado”, afirma.