Pesquisas indicam aumento de investimento publicitário no segundo semestre de 2024

Pesquisas indicam aumento de investimento publicitário no segundo semestre de 2024

6 de setembro de 2024
Última atualização: 9 de setembro de 2024
2min
Homem de terno escuro segura nas mãos montagem que indica crescimento de investimento publicitário
Duas pesquisas mostram tendência de alta no investimento publicitário para o segundo semestre de 2024. Imagem: Freepik
Márcia Miranda

Duas pesquisas divulgadas esta semana indicam que o mercado está reagindo positivamente ao cenário, investindo e prevendo maior investimento publicitário nos próximos meses.

O Cenp-Meios registrou crescimento de 16% no investimento publicitário via agências no primeiro semestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado. O painel Cenp-Meios ouviu 325 agências em todo o país para preparar o estudo de evolução do mercado. O estudo mostra o volume de investimentos de R$ 10,6 bilhões, frente aos R$9,14 bilhões de janeiro a junho do ano passado.

A outra pesquisa, Painel Marketing Trends, parceria entre Meio & Mensagem e Kantar Ibope Media, mostrou que 64% dos CMOs e decisores da área de marketing pretendem aumentar os seus investimentos para a segunda metade do ano. Além disso, 88% das empresas responderam que pretendem manter o investimento.

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Revistas seguem em crescimento, mas olhos estão voltados para formatos digitais e influenciadores

Revistas, incluindo meios impressos e seus canais digitais, tiveram investimento de US$7.424 milhões (cerca de R$ 38.2milhões), indicando participação de 0,4% no total do mercado. O volume é maior que o do ano passado no mesmo período, quando o segmento recebeu investimento total de US$5.190 milhões (cerca de R$26,1 milhões)

Televisão aberta (39,5%) e Internet (38,2%) brigam pelas maiores fatias do mercado no primeiro semestre de 2024, segundo o Cenp.

De acordo com o Painel marketing Trends, a previsão é de que os investimentos nesse segundo semestre sejam destinados aos formatos digitais e ao trabalho com influenciadores. Entre os empresários entrevistados, 73,9% e 70,6%, respectivamente, pretendem aumentar o seu aporte nos dois formatos.

Ainda segundo o Painel, também devem receber investimento maior das companhias a mídia exterior (59,6%), redes sociais (59,4%) e vídeo online (53,1%), no segundo semestre.

A diretora-executiva da Aner, Regina Bucco, destaca a criatividade e a responsabilidade com a informação, cultivadas pelos publishers de revistas:

“O meio revista impresso ou digital , com jornalistas profissionais tem credibilidade, consistência e responsabilidade na checagem da notícia. Os publishers estão se aprimorando, criando novas formas de atrair e engajar o público, novos modelos de negócios. Sendo assim, responsabilidade com a informação e criatividade são as apostas do nosso mercado”, afirma.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.