Conheça as ferramentas de IA para jornalistas recomendadas por Leo Becker
O designer e especialista em inteligência artificial Léo Becker foi o convidado do Café com Aner, na terça-feira, dia 15 de outubro, para discutir as ferramentas de ia e estratégias que os jornalistas podem usar para otimizar seus processos e produção de conteúdo. Leo explorou os benefícios da inteligência artificial e deu dicas de ferramentas de automação.
A principal dica do especialista foi a necessidade uma parada na rotina para preparar uma avaliação de tarefas repetitivas do dia a dia.
“Tudo que vocês tiverem para fazer hoje, na vida de vocês, dentro da profissão, vocês têm que parar e fazer uma análise fria, para entender: será que não existe uma alguma ferramenta que possa fazer ou melhorar isso?
Léo Becker foi o responsável pela criação de arte da campanha “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, que usou linguagem regional para conscientizar sobre a importância de checar as informações antes de repassar fake news. A campanha foi criada pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e outras 12 associações e instituições relacionadas ao jornalismo.
Veja no Instagram da Aner os posts da campanha
Web scrapping: útil, mas exige responsabilidade
Durante a participação, Leo Becker falou sobre web scrapping, uma técnica que permite extrair e tratar grandes massas de dados da internet, facilitando o trabalho dos jornalistas. O web scrapping (raspagem de rede, em tradução livre), coleta dados estruturados da web de maneira automatizada. Ele pode servir, por exemplo, para reunir todos os posts de um blog e, a partir deste material, criar uma análise que mostre os mais populares, para utilização como indicativo de novos posts. Outra possibilidade da técnica é a construção de textos para postagens em redes sociais.
“Tirem isso da cabeça, a gente não precisa pensar [em produção totalmente automatizada]. Desconectem a cabeça de vocês de ter 650 ferramentas porque o negócio não são as ferramentas. O negócio é vocês entenderem a lógica por trás das coisas.”
O trabalho, no entanto, exige que o produtor de conteúdo tenha responsabilidade, para não cair no crime de plágio. A IA é uma ferramenta poderosa, mas a expertise e o olhar crítico do jornalista continuam essenciais para garantir qualidade, ética e originalidade na produção de conteúdo.
As melhores ferramentas de IA
Leo Becker usou softwares de análise de dados como o Make e o Airtable, e inteligência artificial como o ChatGPT para gerar conteúdo e resumos de textos durante o Café. O objetivo automatizar as tarefas repetitivas e liberar tempo dos publishers para atividades criativas e estratégicas para o negócio, além de direcionar a produção de conteúdo de forma assertiva.
“Não existe uma ferramenta de IA que vai fazer tudo e não existe você produzir bons materiais, sejam ele imagens, textos, vídeos, sem ter o conhecimento sobre o assunto”, destaca. “Botem na balança qual o processo de vocês que mais toma tempo no dia de hoje busquem ferramentas”, disse.
Glossário de ferramentas de IA
Além do ChatGPT, veja algumas ferramentas que Léo citou:
Make – Ferramenta gratuita que conecta aplicativos e automatiza fluxos de trabalho usando uma interface gráfica fácil e intuitiva. Para usar, não é preciso saber escrita de códigos.
Airtable – Ferramenta de gerenciamento de banco de dados que permite a organização de informações através da criação de tabelas personalizadas.
Apify – Plataforma de automação e web scraping de código aberto que coletam e analisam grandes volumes de dados da Web e para ajudar a automatizar processos da Web.
Perplexity – Ferramenta de inteligência artificial generativa.
Bard/Gemini – O atualmente conhecido Gemini. IAGen do Google, que gera texto, traduz idiomas, escreve diferentes tipos de conteúdo criativo e responde perguntas de forma informativa.
Tina Mind – Extensão de browser capaz de realizar várias atividades, entre elas, ler e resumir conteúdo de páginas de internet e colaborar no planejamento de produção de conteúdo.
Google Notebook LM – Ferramenta do Google que resume e analisa conteúdo especificamente enviado pelos usuários.
Notion – Ferramenta de organização e distribuição de tarefas, principalmente para equipes cujos componentes não trabalham todos no mesmo lugar.
Claude – ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela Anthropic para automatizar tarefas, gerar conteúdo entre outras atividades. Semelhante ao Chat GPT
Clarice.ai – Cria conteúdo original, revisa ortografia e gramática.