Conheça as ferramentas de IA para jornalistas recomendadas por Leo Becker

Conheça as ferramentas de IA para jornalistas recomendadas por Leo Becker

18 de outubro de 2024
Última atualização: 18 de outubro de 2024
4min
Leo Becker especialista em ferramentas de ia aparece no seu escritório, homem branco usando barba grisalha, boné e camisa pretas e falando em um microfone profissional com capa laranja
Leo Becker conversou sobre ferramentas de ia e deu dicas para os publishers. Imagem: Reprodução Café com Aner
Márcia Miranda

O designer e especialista em inteligência artificial Léo Becker foi o convidado do Café com Aner, na terça-feira, dia 15 de outubro, para discutir as ferramentas de ia e estratégias que os jornalistas podem usar para otimizar seus processos e produção de conteúdo. Leo explorou os benefícios da inteligência artificial e deu dicas de ferramentas de automação. 

A principal dica do especialista foi a necessidade uma parada na rotina para preparar uma avaliação de tarefas repetitivas do dia a dia.

“Tudo que vocês tiverem para fazer hoje, na vida de vocês, dentro da profissão, vocês têm que parar e fazer uma análise fria, para entender: será que não existe uma alguma ferramenta que possa fazer ou melhorar isso?

Léo Becker foi o responsável pela criação de arte da campanha “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, que usou linguagem regional para conscientizar sobre a importância de checar as informações antes de repassar fake news. A campanha foi criada pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e outras 12 associações e instituições relacionadas ao jornalismo.

Veja no Instagram da Aner os posts da campanha

Web scrapping: útil, mas exige responsabilidade

Durante a participação, Leo Becker falou sobre web scrapping, uma técnica que permite extrair e tratar grandes massas de dados da internet, facilitando o trabalho dos jornalistas. O web scrapping (raspagem de rede, em tradução livre), coleta dados estruturados da web de maneira automatizada. Ele pode servir, por exemplo, para reunir todos os posts de um blog e, a partir deste material, criar uma análise que mostre os mais populares, para utilização como indicativo de novos posts. Outra possibilidade da técnica é a construção de textos para postagens em redes sociais.

“Tirem isso da cabeça, a gente não precisa pensar [em produção totalmente automatizada]. Desconectem a cabeça de vocês de ter 650 ferramentas porque o negócio não são as ferramentas. O negócio é vocês entenderem a lógica por trás das coisas.”

O trabalho, no entanto, exige que o produtor de conteúdo tenha responsabilidade, para não cair no crime de plágio. A IA é uma ferramenta poderosa, mas a expertise e o olhar crítico do jornalista continuam essenciais para garantir qualidade, ética e originalidade na produção de conteúdo.

As melhores ferramentas de IA

Leo Becker usou softwares de análise de dados como o Make e o Airtable, e inteligência artificial como o ChatGPT para gerar conteúdo e resumos de textos durante o Café. O objetivo automatizar as tarefas repetitivas e liberar tempo dos publishers para atividades criativas e estratégicas para o negócio, além de direcionar a produção de conteúdo de forma assertiva.

“Não existe uma ferramenta de IA que vai fazer tudo e não existe você produzir bons materiais, sejam ele imagens, textos, vídeos, sem ter o conhecimento sobre o assunto”, destaca. “Botem na balança qual o processo de vocês que mais toma tempo no dia de hoje busquem ferramentas”, disse.

Glossário de ferramentas de IA

Além do ChatGPT, veja algumas ferramentas que Léo citou:

Make – Ferramenta gratuita que conecta aplicativos e automatiza fluxos de trabalho usando uma interface gráfica fácil e intuitiva. Para usar, não é preciso saber escrita de códigos.

Airtable – Ferramenta de gerenciamento de banco de dados que permite a organização de informações através da criação de tabelas personalizadas.

Apify – Plataforma de automação e web scraping de código aberto que coletam e analisam grandes volumes de dados da Web e para ajudar a automatizar processos da Web.

Perplexity – Ferramenta de inteligência artificial generativa.

Bard/Gemini – O atualmente conhecido Gemini. IAGen do Google, que gera texto, traduz idiomas, escreve diferentes tipos de conteúdo criativo e responde perguntas de forma informativa.

Tina Mind – Extensão de browser capaz de realizar várias atividades, entre elas, ler e resumir conteúdo de páginas de internet e colaborar no planejamento de produção de conteúdo.

Google Notebook LM – Ferramenta do Google que resume e analisa conteúdo especificamente enviado pelos usuários.

Notion – Ferramenta de organização e distribuição de tarefas, principalmente para equipes cujos componentes não trabalham todos no mesmo lugar.

Claude – ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela Anthropic para automatizar tarefas, gerar conteúdo entre outras atividades. Semelhante ao Chat GPT

Clarice.ai – Cria conteúdo original, revisa ortografia e gramática.

Perdeu o Café? Veja em nosso Canal do YouTube

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.