Epidemia da solidão, audiência no controle e revistas na era digital: os insights de Sabrina Passos sobre o SXSW

Epidemia da solidão, audiência no controle e revistas na era digital: os insights de Sabrina Passos sobre o SXSW

3 de maio de 2024
Última atualização: 3 de maio de 2024
4min
Em ambiente de escritório Sabrina Passos Cimenti aparece em plano americano, mulher branca, de cabelos castanhos ondulados, usando óculos de armação marrom e blusa de manga preta, para falar no Café com Aner sobre o SXSW
Márcia Miranda

Sabrina Passos, diretora da Blue Engine Collaborative, esteve no Café com Aner para contar os destaques do que ela presenciou no SXSW, realizado este ano em Austin, no Texas (EUA). Apesar de citar e compartilhar links sobre a participação de especialistas importantes, como Amy Web (veja ao fim da matéria), ela preferiu mostrar outros aspectos do encontro.

“Vamos falar sobre epidemia da solidão, que tem a ver com gente e sem gente a gente não faz revista. Vamos falar também de audiência no controle, as revistas na Era Digital e a curiosidade contagiosa”, resumiu Sabrina.

Epidemia da Solidão

O bate papo começou com uma exposição de Sabrina sobre as participações de Jay Shetty, do app Calm Down, e da pesquisadora Brené Brown. Segundo ela, ambos falaram sobre o fenômeno que promove, ao mesmo tempo, a hiperconexão e a solidão

Shetty pesquisou casais e tentando descobrir o porquê da desconexão depois dos encontros.

“A pesquisa dele mostra que nós temos mais de 36 horas por semana olhando nas telas e apenas 8 horas olhando para os outros”, explica.

“Não é porque a gente não tem tempo que a gente não está conectado. É que a gente escolhe gastar tempo com outras coisas, escolhe não gastar tempo ou nossa disposição para estar com o outro. Essa é a grande causa da desconexão”.

Sabrina Passos

Seguindo adiante, Sabrina relacionou e detalhou algumas dicas para evitar a falta de conexão principalmente entre casais:

  • Entretenimento compartilhado
  • Experiências novas
  • Educação conjunta
  • Troca emocional
  • Engajamento mútuo

Insights sobre esse e outros assuntos relacionados ao mundo editorial você lê na Newsletter Aner. Assine pelo WhatsApp.

Tudo pela audiência?

Matt Klein foi o segundo destaque do bate-papo, com insights sobre como os editores e produtores de conteúdo devem ficar atentos à forma como estão criando informação. Matt falou sobre os editores publicando material de acordo com o que os algoritmos supostamente desejam recomendar e disse que isso pode levar a uma grande cópia contínua.

“Ele acredita que os criadores estão editando com foco nesse engajamento do algoritmo, ou seja, naquele número que o algoritmo nos entrega no SEO. Fazemos tudo muito igual porque a gente acha que o robô da busca precisa dele daquele jeito. E, então, a gente não consegue capturar, de fato, a audiência de maneira autêntica”, explica.

Para sair dessa cilada, Matt sugere algumas teorias, entre elas a teoria do espelho, que diz que as pessoas se definem pelo olho do outro e a da autoapresentação:

“E não é só pelo olho do outro. É pela maneira como a gente pensa que o outro nos vê”, diz Sabrina, seguindo com a informação sobre a autoapresentação, que é diferenciada de acordo com o contexto em que a pessoa está atuando (casa, trabalho, relação com a família, redes sociais etc)

“A gente tem que perceber essa dinâmica de como a audiência influencia e molda o comportamento, especialmente nos ambientes online, em que a gente pode estar sacrificando a autenticidade, fazendo aquilo que o outro quer E aí não só como pessoa física, mas, também, em nossas publicações.”

Sabrina Passos

As revistas na Era Digital

Executivos da Hearst, Condenast, Time e National Geographic se reuniram para discutir sobre as novas oportunidades para as revistas na era da tecnologia digital. Entre os tópicos abordados o fim do impresso não é real, a necessidade de atualização de formas de trabalho para adaptação a todas as plataformas possíveis para revistas e a escolha da plataforma correta para contar cada história.

“Se antes a gente tinha um repórter, um editor e um diagramador, a gente agora precisa de gente que consiga entregar conteúdo em todas essas plataformas diferentes”, explica.

Perdeu o Café e quer saber dos insights da Sabrina sobre o SXSW? Veja a íntegra:

Veja alguns dos links compartilhados por Sabrina sobre a apresentação

A apresentação de Amy Webb:

O vídeo de Jay Shetty sobre epidemia da solidão

O teste dos curiosos:

https://nowwhat.com/curiosity

O site de Matt Klein:

https://kleinkleinklein.com/

NYT sobre bom e mau uso da inteligência artificial no jornalismo:

https://www.zachseward.com/ai-news-thats-fit-to-print-sxsw-2024/

Veja na nossa biblioteca a apresentação completa de Sabrina no Café e a o Tech Trends Report de Amy Webb

Quer participar de encontros que colaboram para decidir os rumos do mercado editorial? Associe-se à Aner! Participe das Comissões Vendas, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.