Dificuldades com o GA4? Inscreva-se já na Trilha de dados do Google
Você está confuso com o Google Analytics 4 (GA4)? Não sabe bem como conectar o News Consumer Insights (NCI)? Precisa entender melhor como funcionam as ferramentas de dados do Google? Então aproveite para se inscrever na Trilha de Dados do Google. O programa foi apresentado aos participantes do último Café com Aner pela Natália Mazotte, gerente de parcerias estratégicas do Google, no dia 17 de setembro. As inscrições para a Trilha já estão abertas!
“Hoje o meu trabalho aqui no Google é focado em desenvolver programas para apoiar os veículos de notícia no Brasil a desenvolver suas estratégias de negócio. Então, aqui no no time de News Partnership, eu fico mais focada no desenvolvimento de monetização de audiência via publicidade, via receita de produto para leitores, por exemplo”, explica Natália.
A Trilha de Dados do Google foi desenvolvida pela equipe brasileira do Google, com base nos feedbacks do programa Lab de Fundamentos, que está finalizando a fase de encontros de monitoria este mês. Pelo lado da iniciativa Google News além de Natália, está Rafael Savoni que é líder Lab de fundamentos. Na parceira para instruções técnicas às editoras de revistas estão os profissionais da .Monks, como Júlio Sbrana, Manuella Correia, Vittor Diricio e Martin Olcese.
“A ideia desse programa foi basicamente desenvolver a autonomia no uso e interpretação de dados entre os editores brasileiros. Vários parceiros apresentam essa dificuldade de trabalhar com o G4 , depois que a gente teve a migração do GA Universal”, explica Natália.
“O objetivo é fazer com que vocês prosperem ver os planos de negócio das iniciativas de vocês avançando. A gente tá junto nessa batalha!”
Natália Mazotte
Mudanças do GA Universal para o GA4 serão esclarecidas
Durante a conversa, Manuella Correia, também convidada do Café, falou sobre as principais diferenças entre as versões do Google Analytics Universal (já encerrada) e o GA4, que assumiu o lugar.
“Uma das principais mudanças é a forma como o G4 mensura as coisas. O Universal analisava tudo acompanhando os cookies por sessão. Tudo era centralizado na sessão. Todos os eventos que aconteciam, um pageview, um envio de newsletter eram condicionados àquela sessão. No G4 você pode vincular o ID do usuário a qualquer evento e não precisa criar uma vista separada. Você pode acompanhar, de fato, o usuário e não os eventos de sessão”, explica a especialista.
Outra vantagem do GA4 é a facilidade de integração com ferramentas:
“No G4 essa integração abrange mais ferramentas e mais fácil. É possível integrar o AdSense, o Google Ad Manager, Search Console ou BigQuery com Firebase… são várias integrações de plataformas de ferramentas como o Google ADS… e há bastante insights em cima disso”, explica Manuella.
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Aulas devem ser acompanhadas pelas equipes de tecnologia das editoras
A primeira aula sobre Google Tag Manager já está liberada para visualização. Quem quiser acompanhar as próximas ao vivo deve ficar de olho na agenda. O próximo encontro, sobre Imersão no Google Analytics 4, será na quarta-feira, dia 25 de setembro, às 10h30. Perguntas são bem vindas!
A série de encontros é voltada para o mercado editorial de notícias, mas, segundo Natália, não deve ser acompanhada principalmente pelas equipes técnicas de tecnologia, mais capacitadas para entender o funcionamento das ferramentas.
Mais informações e inscrições no site da Trilha de Dados Google.
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