Conheça os prompts de IA para SEO de Fábio Farias

Conheça os prompts de IA para SEO de Fábio Farias

30 de agosto de 2024
Última atualização: 30 de agosto de 2024
3min
Fábio Farias homem moreno de cabeos e cavanhaque castanho escuro e óculos de armação escura fala sobre IA SEO e o jornalismo no Café com Aner
Fábio Farias conversou sobre o futuro do SEO e o jornalismo com a chegada das ferramentas de busca de IA. Foto: Reprodução Café com Aner
Márcia Miranda

O especialista em SEO e IA, Fábio Farias, trouxe insights valiosos sobre o impacto da inteligência artificial no mercado editorial durante o Café com Aner, da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), na terça-feira 27 de agosto. Fábio destacou que a IA está mudando a forma como as pessoas fazem pesquisas e que os próximos anos trarão grandes transformações nas práticas de SEO e o jornalismo.

“Estamos às vésperas do lançamento do Search GPT, que vai rivalizar com o Google e existe uma expectativa muito grande no mercado. A gente já tem uma ferramenta muito interessante, chamada PerplexityIA, que usa IA Gen. No Google IO, em maio desse ano, foi dito que o algoritmo de pesquisa do Google será alterado e ninguém sabe exatamente como vai ser”

No encontro, ele ressaltou o desafio que isso representa para a monetização de conteúdo. O especialista alertou para a necessidade de adaptação a essas novas tecnologias, prevendo que empresas que entenderem o potencial da IA sairão na frente.

“A IA generativa não coloca um link para você clicar e seguir a matéria, ela já te dá a resposta sobre algo”, afirmou Fábio.

Veja aqui a apresentação feita por Fábio durante o bate-papo sobre IA, SEO e jornalismo

Google Trends, ChatGPT e pesquisa de temas

Fábio Farias demonstrou como utilizar ferramentas como Google Trends e ChatGPT para identificar temas em alta e criar pautas e textos otimizados para SEO. Ele também abordou o uso da IA na revisão de textos, garantindo que estejam de acordo com as melhores práticas de SEO.

No entanto, Fábio também levantou questões éticas sobre o uso da IA na geração de conteúdo, enfatizando a importância da transparência com o leitor e da revisão humana.

“Todo conteúdo gerado por IA precisa ser passado por uma revisão”, afirmou.

Durante o Café, ele fez exercícios de criação de prompts para melhorar as habilidades de SEO dos textos. O especialista concluiu destacando as oportunidades que a IA oferece para o mercado editorial, como a automatização de tarefas repetitivas e a criação de novas ferramentas de monetização.

Ele também ressaltou a importância de uma legislação que regule o uso da IA, evitando impactos negativos como a disseminação de fake news.

Perdeu o Café com Aner sobre IA para SEO e o jornalismo? Veja a íntegra aqui!

Palavra-chave: Inteligência Artificial e SEO

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.