Conversão e retenção de assinantes: estratégia deve ser focada para engajar leitores

Conversão e retenção de assinantes: estratégia deve ser focada para engajar leitores

18 de outubro de 2023
Última atualização: 18 de outubro de 2023
4min
Mulher branca de cabelos castanhos claros e blusa branca, Leticia Sorg fala sobre conversão e retenção de assinantes
Márcia Miranda

Quem assistiu ao Café com Aner desta terça-feira, 18 de outubro, recebeu diversos insights sobre estratégias para converter leitores em assinantes de conteúdo digital. O bate-papo foi internacional, com a participação da jornalista Letícia Sorg e da editora-chefe da The Audiencers, Madeline White.

O Café com Aner é um encontro promovido pela Aner e já tradicional nas tardes de terça-feira, que reúne publishers e jornalistas para conversas inspiradoras sobre o mercado editorial jornalístico.

Letícia Sorg é jornalista formada pela USP com pós-graduação de negócios digitais Big Data. Ela foi editora-executiva em algumas das principais redações do país, como O Estado de São Paulo e O Globo e foi consultora de transformação digital para o jornal O Público de Portugal.

Além de Letícia, também participou do Café a convidada internacional Madeleine White, editora-chefe do The Audiencers, um site sobre audiência e receita para publishers. Ela é líder internacional da Poool, plataforma de gerenciamento, conversão e retenção de público.

Pesquisa sobre estratégias de conversão e retenção de assinantes

A partir do trabalho com mais de 150 publishers de todo mundo, Madeleine e a Poool coletaram dados de referência para cada etapa do funil de conversão de assinaturas e reuniram informações detalhadas sobre estratégias de conversão e retenção de assinantes.

Veja alguns dos principais destaques do encontro sobre como converter assinantes:

  • Aumentar a visibilidade do conteúdo Premium é fundamental para direcionar o leitor para a barreira de pagamento.
  • É importante tornar o processo de conversão suave e gradual, com estratégias de soft conversion, como captura de e-mails e criação de contas de acesso.
  • Testar diferentes formatos de barreira de pagamento, como banners, pop-ups e caixas de conteúdo relacionado, pode melhorar a taxa de clique e conversão.
  • Otimizar passos anteriores à barreira, como newsletters de qualidade e convites para download do aplicativo, também contribui para aumentar a conversão.
  • Os dados mostram que a taxa de conversão melhora significativamente quando o leitor está registrado e engajado com o conteúdo. A estratégia deve ser focada em reter e fidelizar os assinantes.

Foco deve ser concentrado no leitor e usuários

O bate-papo incluiu dicas sobre o foco dos publishers para concentrar esforços no leitor e demais usuários do conteúdo. Durante a conversa, Madeleine aproveitou as ferramentas de tradução automática da internet para mandar, no chat do Zoom, um breve texto:

“Em vez de considerar qual modelo de paywall é melhor para a conversão, os melhores editores da categoria analisam seus leitores mais leais, engajados e de maior valor para descobrir o que leva a um alto Life Time Value (LTV). 

Na prática, isso significa perguntar a si mesmo que “tipo” de envolvimento está relacionado a um alto LTV. Se for possível vincular o envolvimento à retenção, você terá uma compreensão mais profunda de como aumentar o envolvimento em todas as etapas da jornada do usuário para garantir um alto LTV desde o momento em que o leitor chega ao seu site.

Por exemplo, o Lenfest Institute descobriu que a probabilidade de os leitores se tornarem assinantes pagos aumenta quando eles leem pelo menos cinco artigos por mês ou fornecem um endereço de e-mail, entre outras ações de engajamento.”

Veja na imagem abaixo algumas das principais conclusões sobre conversão e retenção de assinantes

Quer ter acesso à pesquisa completa realizada por Madeleine e a Poool? Clique neste link.

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Veja aqui a íntegra da apresentação de Letícia e Madeleine.

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Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.