Aner eleita para representar a imprensa escrita no CCS

Aner eleita para representar a imprensa escrita no CCS

28 de novembro de 2025
Última atualização: 28 de novembro de 2025
2min
Márcia Miranda

Em sessão conjunta no Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal aprovaram a chapa para 7ª. composição do Conselho de Comunicação Social (CCS). O presidente da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Rafael Soriano, e o assessor da Aner em Brasília, Júlio César Vinha, foram eleitos representante e suplente no CCS, respectivamente, de empresas da Imprensa Escrita.

O Conselho de Comunicação Social é responsável pela realização de estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações encaminhadas pelo Congresso Nacional. O CCS é composto por três representantes de empresas de rádio, televisão e imprensa escrita; um engenheiro especialista na área de comunicação social; quatro representantes de categorias profissionais e cinco representantes da sociedade civil. 

A Aner participa do CCS desde sua primeira formação, em 2002. O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional foi previsto na Constituição Federal de 1988 e instituído pela Lei nº 8.389, de 30 de dezembro de 1991.

A primeira composição do CCS foi eleita pelo Congresso Nacional em 5 de junho de 2002, para um mandato de dois anos. Veja aqui a nova composição.

Mais informações no site da Câmara Federal.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.