Encontro no Google: informações em primeira mão para associados Aner

Dia de muito networking, aprendizado e novidades sobre o que o Google está preparando para o próximo ano. Este foi o resultado do 2º. Encontro Anual de Associados Aner no Google, na quarta-feira, 12 de novembro.
Recebidos pelo responsável por parcerias estratégicas para a indústria de notícias do Google, Ricardo Fiorotto, e pela diretora-executiva da Aner, Regina Bucco, os associados Aner passaram o dia ouvindo palestras sobre as ferramentas e conversando com os especialistas.
“Preparamos tudo com muito cuidado, com muito carinho e eu agradeço muito ao time do Google por nos receber e abrir espaço para que os editores possam falar sobre as suas necessidades”, agradeceu Regina Bucco.
Entre os temas, pesquisas e dados sobre o segmento, tendências em formatos de veiculação de notícias, noções sobre produção de vídeos e imagens por ferramentas de IA do Google, aprimoramento de Newsletters e as transformações previstas no YouTube para 2026 e que podem facilitar a vida dos publishers.
Avaliação técnica de portais de notícias e espaço para queixas
Quem participou do encontro também ganhou uma avaliação gratuita da parte técnica e da usabilidade de seus sites de notícias, que será compartilhada individualmente com os associados pelo próprio Fiorotto.
O encontro serviu, ainda, para que os publishers contassem suas dificuldades com a circulação de audiência, as alterações frequentes dos algoritmos que controlam as indicações do Google Discover e a busca por IA, por exemplo.
“É através do diálogo que a gente traz solução. Eu quero que vocês saiam daqui com essa certeza, de que quem está aqui quer fazer o melhor. Eu, particularmente tenho um compromisso com o jornalismo, eu fui estagiário em uma redação. Eu não estaria aqui se eu não sentisse esse compromisso”, disse Fiorotto, explicando que o time que se relaciona com a indústria de notícias, no Google, tem representantes em 24 países, o que demonstra o interesse da empresa em colaborar com o mercado editorial jornalístico.
AI Overviews: O que fazer com a chegada da busca por IA?
Durante o encontro no Google, Fabiana Zanni, head de parcerias de notícias do Google Brasil, falou sobre os projetos da empresa para acompanhar as rápidas mudanças que a inteligência artificial está trazendo para o comportamento dos usuários. Segundo ela, o Google precisou evoluir seus produtos, como a Busca, o Gemini e o Discover, para não perder espaço no novo cenário.
A especialista explicou o conceito de AI Overviews. Segundo ela, quando o sistema de busca recebe uma frase detalhada, ele quebra essa frase em cinco ou seis buscas no pano de fundo, faz a junção desses resultados e apresenta um pequeno texto. Este texto vem acompanhado de três ou quatro links na lateral para cada parágrafo, oferecendo ao usuário a oportunidade de aprofundar o conhecimento naquele pedaço específico da informação.
“A AI Overview não é apresentada em 100% das buscas, mas apenas para uma fração de buscas que possuem características muito específicas. O produto traz uma mistura de texto e links, como parte do esforço do Google para garantir que o fluxo de informação “siga saudável na web”, contou.
Fabiana refutou a ideia de “clique zero” e argumentou que as transformações buscam manter a saúde do ecossistema de conteúdo.
“Eu, pessoalmente não conheço outro player que esteja trabalhando este tipo de proposta com a preocupação de alimentar ou manter o ecossistema alimentado, respeitando essa troca que a gente vem fazendo ao longo de tanto tempo”, destacou.
Do encontro, também participaram Rafael Savone, com dicas sobre aprimoramento de newsletters, e Lucia Zaragoza, que mostrou o quanto o vídeo é vital para a indústria de notícias no Brasil.
Veja as fotos do encontro no Google no Flickr Comunicação Aner
Fique em dia com as novidades sobre a Aner assinando a Newsletter Aner por email ou Whatsapp e acompanhe nossas redes sociais, Instagram e LinkedIn.
*Este texto foi construído com apoio do NotebookLM para decupagem de áudio e organização de informações.



