Aner apoia o CTRL+J Latam: série de eventos no Sul Global sobre jornalismo e tecnologia

Aner apoia o CTRL+J Latam: série de eventos no Sul Global sobre jornalismo e tecnologia

17 de março de 2025
Última atualização: 17 de março de 2025
3min
Aner apoia evento CTRL+J Latam promovido pela Ajor sobre jornalismo em IA
O CTL+J Latam começa na próxima quinta-feira, 20 de março. Imagem: Reprodução site CTRL+J Latam
Márcia Miranda

Começa no dia 20 e vai até o dia 22 de março  o primeiro de três encontros da Conferência “CTRL+J LATAM – Tecnologia e Jornalismo no Sul Global. A Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner ) apoia o evento, que é uma articulação entre a Ajor (Associação de Jornalismo Digital) e a Momentum – Journalism and Tech Task Force, em parceria com o IFPIM (International Fund for Public Interest Media) e também tem o apoio da Luminate.

O encontro tem como objetivo aprofundar o debate global sobre a relação entre o jornalismo, a tecnologia e as grandes plataformas digitais. Questões como a sustentabilidade das iniciativas jornalísticas, a produção e distribuição de notícias e as assimetrias entre Norte e Sul Global no financiamento e na circulação de informações confiáveis estarão em discussão.

O evento, que acontece em São Paulo, vai aprofundar as discussões sobre os os desafios impostos na conjuntura atual. Da mesma forma, destacará as respostas e estratégias desenvolvidas por países da América Latina para enfrentar essas questões. Os debates no Brasil servirão como base para as conferências seguintes, com edições na Indonésia e na África do Sul, ampliando o intercâmbio entre as regiões do Sul Global. 

Assine a Newsletter Aner e fique em dia com as novidades do mercado publishing.

Brasil é o primeiro país a sediar os encontros 

A programação contará com a participação de especialistas internacionais, como Camille Grenier, diretor executivo do Fórum sobre Informação e Democracia; Gustavo Gómez, diretor executivo do Observacom (Observatorio Latinoamericano de Regulación, Medios y Convergencia); Noluthando Jokazi, pesquisadora sênior sobre plataformas digitais na África do Sul e gerente de casos e líder técnica da Comissão de Concorrência do país; e Jazmín Acuña, jornalista especialista em direitos humanos na internet e co-fundadora do veículo El Surtidor, do Paraguai.

O Brasil é o primeiro país a sediar os encontros em razão da sua relevância regional e da sua posição estratégica na discussão sobre o papel do jornalismo dentro da regulação de plataformas digitais. Um exemplo importante é o PL 2338/2023, aprovado no Senado Federal no final de 2024 que agora tramitará na Câmara dos Deputados, que determina a transparência sobre os conteúdos jornalísticos utilizados por desenvolvedores de ferramentas de IA e a consequente remuneração por esse uso. Com um cenário legislativo em evolução e uma liderança regional nesses temas, reforçada pela presidência do G20 em 2024, o Brasil se destaca como o local ideal para iniciar esse diálogo global.

Após o evento em São Paulo, os encontros seguintes acontecerão na Indonésia e na África do Sul, ampliando o intercâmbio entre as regiões do Sul Global. Os debates servirão de base para um encontro global, durante a Conferência Global de Jornalismo Investigativo (Global Investigative Journalism Conference – GIJC25), em Kuala Lumpur, Malásia, no fim de 2025.

SERVIÇO
CTRL+J LATAM – Tecnologia e Jornalismo no Sul Global
Data: 20 e 21 de março

Local: Hotel Wyndham Ibirapuera São Paulo
Endereço: Av. Ibirapuera 2927, Moema, São Paulo
Programação e mais detalhes: Link 

Credenciamento de imprensa:

Jornalistas interessados em cobrir o evento nos dias 20 e 21 precisam enviar até 19 de março nome, veículo, contato e documento de identificação para o mail: cirocavalcante@corcovadoestrategica.com.br. As vagas são limitadas.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.