Clickbait corporativo? Novo livro do Influcom desvenda as últimas tendências em comunicação, influência e inteligência artificial

Clickbait corporativo? Novo livro do Influcom desvenda as últimas tendências em comunicação, influência e inteligência artificial

19 de dezembro de 2024
Última atualização: 19 de dezembro de 2024
3min
Banner em fundo roxo mostra livro sobre comunicação e inteligência artificial dos pesquisadores Adriano Batista Rodrigues e Carolina Terra
O e-book que fala de comunicação e inteligência artificial pode ser baixado gratuitamente. Imagem: Aner
Márcia Miranda

O grupo de pesquisa Influcom, dedicado a investigar a inteligência artificial, influência e visibilidade em plataformas digitais, lançou seu quarto e-book, reunindo 18 pesquisadores da área de comunicação. A obra, intitulada “Tendências em Comunicação Organizacional, Influência e Inteligência Artificial”, explora temas contemporâneos como clickbait corporativo, o futuro do trabalho na comunicação e o impacto da inteligência artificial nas assessorias de imprensa.

Dividida em três partes, a publicação aborda as principais tendências em comunicação organizacional, influência digital e inteligência artificial. A obra foi organizada pelos professores Adriano Batista Rodrigues e Carolina Terra. O prefácio é assinado pelo professor Dr. Paulo Nassar, da ECA-USP, renomado especialista na área.

Adriano é professor e pesquisador em Comunicação e já foi um dos convidados do Café com Aner. Já Carolina Terra é pesquisadora, consultora e professora nas áreas de mídias sociais e RP Digitais

Comunicação organizacional em tempos de crise

A primeira parte do livro discute temas como a brandificação dos espaços privados, os desafios da divulgação de informações meteorológicas nas redes sociais e a importância de um plano de recuperação tecnológica para a preservação da reputação corporativa em casos de desastre.

Um dos capítulos que prometem gerar debate é o “Clickbait corporativo: vale tudo pela visibilidade digital?”, assinado por Carolina Terra, líder do Influcom. A obra questiona os limites éticos da busca por visibilidade online e as estratégias utilizadas pelas empresas para atrair a atenção do público.

Influenciadores: o fim de uma era?

A segunda parte do e-book é dedicada à influência digital, abordando temas como o cansaço dos influenciadores, o protagonismo político de figuras como Felipe Neto e a ascensão dos micro e nano influenciadores.

Um dos destaques desta seção é o capítulo sobre “influenciadores digitais póstumos”, que analisa como a morte de influenciadores impacta a relação com suas comunidades online e como suas marcas são gerenciadas após seu falecimento.

Inteligência artificial: aliada ou ameaça para a comunicação?

A terceira e última parte do livro mergulha no universo da inteligência artificial e seus impactos na comunicação. Temas como o uso da IA generativa no jornalismo digital, as questões éticas da IA no combate às fake news e o futuro do trabalho na comunicação são explorados em profundidade.

E-book está disponível para download gratuito

O e-book “Tendências em Comunicação Organizacional, Influência e Inteligência Artificial” já está disponível para download gratuito no repositório da USP. A obra é uma valiosa fonte de informação para profissionais, estudantes e pesquisadores da área de comunicação que buscam se manter atualizados sobre as últimas tendências e desafios do mercado.

Serviço:

  • E-book: Tendências em Comunicação Organizacional, Influência e Inteligência Artificial
  • Ano: 2024
  • Organizadores: Adriano Batista Rodrigues e Carolina Terra
  • Prefácio: Paulo Nassar
  • Download gratuito: https://repositorio.usp.br/item/003223262

Publicações anteriores do Influcom:

  • Insights para a Comunicação Organizacional (em parceria com o Grupo Estrato da UFSM)
  • O impacto da influência nas eleições de 2022
  • 10 tendências de Comunicação, Influência e Dados
Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.