Combate às mentiras: TSE e Aner unem-se a associações para criação de campanha informativa sobre as eleições

Combate às mentiras: TSE e Aner unem-se a associações para criação de campanha informativa sobre as eleições

2 de agosto de 2024
Última atualização: 6 de agosto de 2024
4min
Para ilustrar a campanha contra desinformação, teclado de computador cinza em close mostra a palavra mentira impressa em uma das teclas
A campanha contra mentiras será lançada no dia 6 de agosto no TSE. Imagem: TSE
Márcia Miranda

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e outras 11 associações e instituições relacionadas ao jornalismo profissional lançam, na próxima terça-feira (6), na sede do Tribunal, uma campanha para colaborar com o combate à desinformação durante o período eleitoral. Com o lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, a campanha usa a linguagem regional para engajar as eleitoras e os eleitores.

No mesmo dia, serão lançados dois playbooks desenvolvidos pela Aner e pela Secretaria de Comunicação do TSE (Secom/TSE) com informações sobre a instituição e o processo eleitoral. Um deles tem como público-alvo as eleitoras e os eleitores, enquanto o outro é destinado aos jornalistas.

Campanha nasceu a partir de convite da ministra Cármen Lúcia

A campanha contra as mentiras nas eleições nasceu de um encontro de Regina Bucco com a ministra Cármen Lúcia, no Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, a ministra convidou a Aner a preparar uma campanha com foco no processo eleitoral. Em um esforço coletivo, os profissionais das associações e das instituições criaram as frases, votaram nas de maior impacto e desenharam as artes, que foram pessoalmente aprovadas pela ministra.

“Não há democracia forte sem Judiciário independente e sem imprensa livre. A liberdade humana constrói-se democraticamente, na modernidade, com a cidadania presente em eleições nas quais é escolhido aquele que representa cada e todos os cidadãos em processo lícito, transparente e seguro. Para garantir a liberdade, há juízes assegurando a licitude e a lisura do pleito eleitoral e o direito dos eleitores e dos candidatos. E há jornalistas responsabilizando-se pela veracidade de fatos e atos sobre os quais incidem as escolhas cívicas”, destaca a ministra Cármen Lúcia.

Fique em dia com as novidades do mercado editorial. Junte-se à Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner)!

O trabalho foi desenvolvido pelos jornalistas e por suas equipes, que sugeriram frases de impacto utilizando a linguagem local de cada uma das regiões do país. Usando o tom da descontração, a campanha mescla o alerta sobre o perigo das mentiras em meio digital e analógico e estimula a checagem das informações antes do compartilhamento das mensagens.

“Bah! Mentira é chinelagem!”

“Oxe! Mentira é de lascar!” e “Compartilhe apenas papo reto” são duas das frases que vão povoar as redes sociais, os jornais e as revistas que aderirem ao movimento. A iniciativa é vista pela diretora-executiva da Aner, Regina Bucco, como urgente.

“O jornalismo profissional, que se vale do princípio do contraditório, que ouve as partes envolvidas e checa as informações, é o único remédio para combater a mentira”, afirma. “Para a Aner, participar desse movimento ao lado de todas as associações e instituições parceiras e com o apoio do TSE é um momento histórico, necessário e urgente, por conta das eleições que estão chegando”, diz.

Veja as instituições que participaram da criação da campanha de enfrentamento das mentiras

Abert – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

Agência Lupa

Ajor – Associação de Jornalismo Digital

Alright

Aner – Associação Nacional de Editores de Revistas

ANJ – Associação Nacional de Jornais

Aos Fatos

Coar Notícias

Instituto Palavra Aberta

Projeto Comprova

Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo

TSE – Tribunal Superior Eleitoral

Serviço:

Lançamento da campanha “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”

Dia 6 de agosto, terça-feira, às 18h

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – Espaço Ministro Sepúlveda Pertence
Setor de Administração Federal Sul (SAFS),Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF

Transmissão ao vivo pelo Canal do TSE no YouTube

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.