Playbook Aner e STF para jornalistas já está online
Como se dá a tramitação de processos no STF? Como funciona o Plenário Virtual? Quantos funcionários os ministros podem ter em seus gabinetes? Essas e outras perguntas fazem parte do playbook ‘Como funciona o STF – para jornalistas’.
O documento, criado pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) em parceria com a Secretaria de Comunicação Social e a Secretaria de Relações com a Sociedade do Supremo Tribunal Federal (STF), foi desenvolvido para que os jornalistas que cobrem pautas sobre a Corte possam entender melhor como funcionam os trâmites processuais.
“O STF tem colocado em prática diversas iniciativas para trazer o Tribunal para mais perto da população e o playbook com a Aner é uma forma de colaborar com o trabalho da imprensa”, disse a secretária de Comunicação, Mariana Oliveira.
Playbook vai aceitar sugestões para atualizações constantes
O manual foi entregue ao presidente da Casa, ministro Luis Roberto Barroso, pelo presidente da Aner, Rafael Soriano, e a diretora-executiva da Aner, Regina Bucco durante encontro no Salão Branco, na última quarta-feira, dia 26 de junho. Na ocasião, o ministro também recebeu peças da campanha ‘Nosso lado é o da Informação’, contra a desinformação.
O playbook estará sempre recebendo novas perguntas e ampliando sua base de informações. Atualmente ele possui três seções principais, com perguntas frequentes sobre o Supremo, questões práticas de acompanhamento e um destaque para o papel da imprensa, no momento atual.
O trabalho foi desenvolvido em conjunto entre as duas instituições e a ideia é que receba novas contribuições dos jornalistas e demais interessados. Para colaborar, as novas perguntas e sugestões devem ser enviadas para imprensa@stf.jus.br.
Para ver o playbook visite https://bit.ly/manual_jornalistas