Sérgio Lüdtke anuncia selo para veículos de comunicação no Café com Aner
O presidente do Projor e editor-chefe do Projeto Comprova, Sérgio Lüdtke, esteve no Café com Aner da última terça-feira, 12 de junho, para falar sobre desinformação e fez um anúncio importante. O Projor está criando um selo de compromisso que vai validar as empresas que cumprem com as boas práticas de produção de notícias.
De acordo com o jornalista, o selo de compromisso será baseado em 11 indicadores de compromisso com o público. O objetivo é distinguir veículos comprometidos com a ética e a qualidade jornalística. A análise dos veículos será iniciada pelos cadastrados em associações de notícias, como a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner).
“Vamos iniciar pelas listas de todos os associados das quatro grandes associações nacionais de editores: Aner, Ajor, ANJ, Abert. Nossa ideia é fazer o lançamento disso em agosto, com os veículos que estão vinculados às associações e em conformidade com esses indicadores. Óbvio que a gente vai fazer uma apresentação de disso para todos os associados, antes, para que os veículos saibam o que estamos fazendo”, explicou Sérgio.
Participe da Aner. Compartilhe experiências, fortaleça o setor de comunicação editorial e a sua marca! Junte-se a nós! Clique aqui e saiba como.
Além do selo de compromisso, um manual de boas práticas
Ao todo serão divulgados 11 indicadores que vão mostrar o compromisso do veículo com a qualidade da notícia entregue ao público e o interesse em informar de forma correta e bem apurada. Entre eles, ter uma política de correção de erros Clara e publicada no site, ter um expediente que permita ao leitor saber quem prepara aquele conteúdo e pontos de contato que possibilitem troca de informação. Outro compromisso a ser considerado será uma política editorial.
“Vamos ter uma página para cada veículo dentro do Atlas da Notícia dizendo quais são esses indicadores. Quando o público acessar o Atlas, ele vai identificar se o veículo tem ou não a conformidade com esse ou aquele item”, explica.
Outro ponto de destaque será a criação de um manual de boas práticas com sugestões sobre uma boa política de correção de erros, por exemplo.
Perdeu o Café com Aner com Sérgio Lüdtke?
Veja o vídeo completo em nosso canal do YouTube e aproveite para compartilhar com toda a sua equipe!
Veja aqui a apresentação que Sérgio exibiu no Café com Aner.