Fim dos cookies de terceiros: Webinar do Google vai ensinar como ajustar sites

Fim dos cookies de terceiros: Webinar do Google vai ensinar como ajustar sites

23 de fevereiro de 2024
Última atualização: 22 de fevereiro de 2024
3min
Arte com fundo branco e elementos coloridos representa gráficos sobre o fim dos cookies de terceiros
O workshop do Google é gratuito e vai ensinar como usar ferramentas para minimizar os impactos do fim dos cookies de terceiros
Márcia Miranda

A equipe do Google Privacy Sandbox está inscrevendo para um webinar onde os participantes vão aprender a gerar um diagnóstico e se prepararem para o fim dos cookies de terceiros em seu site, utilizando ferramentas do Chrome DevTools. O evento online, no dia 5 de março, será em português e é recomendado a desenvolvedores Web, gerentes de produto e times técnicos em geral.

O encontro será conduzido pela gerente de Parcerias do Google, Bel Curado. Formada em engenharia, ela trabalha há 8 anos no Google e, mais recentemente, atua na área de Privacidade do Chrome, compartilhando conhecimento com o mercado brasileiro e ajudando empresas a testarem as tecnologias da Privacy Sandbox.

Como seguir adiante sem os cookies de terceiros?

Os cookies são dados coletados por sites que ajudam na definição de anúncios publicitários exibidos para os usuários. O Google começou por em prática o fim dos cookies de terceiros para 1% de sua base de usuários no dia 4 de janeiro, mas já trabalha para interromper esse tipo de rastreio desde 2020. A proposta é proteger a privacidade dos usuários de internet.

A proteção antirrastreamento faz parte da iniciativa Privacy Sandbox. O objetivo é desligar gradualmente os cookies de terceiros para todas as pessoas a partir do segundo semestre de 2024.

Através do conjunto de ferramentas do Chrome DevTools é possível editar páginas e diagnosticar problemas com rapidez, ajudando a criar sites melhores em menos tempo.

Recém-lançada como uma extensão do Chrome DevTools, a ferramenta Privacy Sandbox Analysis Tool (PSAT) o complementa. Ela usa recursos especializados para analisar e depurar cenários relacionados ao fim dos cookies de terceiros e à adoção de novas alternativas que preservam a privacidade. Instale o PSAT diretamente da Chrome Web Store.

Durante o webinar, os participantes terão acesso a um passo a passo para entender o uso de cookies. O encontro também vai esclarecer sobre as jornadas impactadas pelo encerramento do suporte aos cookies de terceiros. Além disso, eles vão conhecer opções temporárias para sites, enquanto se preparam para migrar para outras soluções que não dependam de cookies de terceiros.

Como se inscrever no webinar da equipe do Google Privacy Sandbox?

Para se inscrever no Webinar sobre o fim dos cookies de terceiros, os interessados devem acessar o formulário neste link. Será necessário responder perguntas sobre os domínios proprietários da empresa em que trabalha, contar como se sente em relação ao fim dos cookies e informar quais as principais dúvidas que tem em relação ao assunto.

Serviço:

Data: 05 de março de 2024.

Horário: 10:00AM, horário de Brasília.

Plataforma: Google Meet (Virtual)

Clique aqui para se inscrever

Participe e atualize-se!

Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, junte-se a nós! Participe das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Queremos ouvir a sua opinião. Participe dos debates e una-se a outros publishers e parceiros de negócios, com instituições nacionais e globais. 

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.