Sotaques de Mídia: Sul detém o maior tempo de consumo de jornais impressos

Sotaques de Mídia: Sul detém o maior tempo de consumo de jornais impressos

26 de abril de 2023
Última atualização: 16 de agosto de 2023
3min
imagem de por do sol com árvores e paisagem do rio de janeiro ilustra a capa da pesquisa sotaques de midia da Kantar e Cenp
Márcia Miranda

26 de abril de 2023

imagem de por do sol com árvores e paisagem do rio de janeiro ilustra a capa da pesquisa sotaques de midia da Kantar e Cenp
O estudo Sotaques de Mídia, feito pela Kantar e Cenp, mostra o comportamento do consumidor em relação às diferentes mídias on e offline no Brasil. Imagem: reprodução de internet.

Kantar IBOPE Media e o Cenp – Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário – lançaram hoje o estudo Sotaques de Mídia, que faz uma imersão na diversidade de perfis de consumidores que coexistem no Brasil e o seu reflexo nos planos e estratégias de comunicação. O estudo foi lançado nesta manhã no CenpTalks, projeto de conteúdo e conexão do Fórum, que estará centrado na divulgação de pesquisas.

O estudo dedica atenção também aos meios impressos e online de jornais e revistas. De acordo com a publicação, quando o consolidados os portais de notícias e as versões tanto impressas como digitais dos jornais e revistas, estas fontes de informação são adotadas por mais de 60% dos consumidores em cada região.

Analisando isoladamente as versões impressas, o Sul detém o maior tempo de consumo de jornais impressos, enquanto Centro-Oeste detém o maior tempo nos jornais online, mas em todas as regiões as versões online de jornais e revistas recebem, em média, quase 50% a mais de tempo dedicado ao leitor se comparadas às versões impressas.

Checagem de informações

No capítulo dedicado à leitura, o estudo também revela que o peso da credibilidade da autoria está aumentando, na consideração dos leitores. E isso acontece, de acordo com a pesquisa, por conta da quantidade crescente de veículos de comunicação dedicados à divulgação de informações.

“Mais de 75% dos consumidores afirmam verificar a fonte de uma notícia recebida online e cerca de um terço segue, nas redes sociais, os mesmos jornais e revistas que já conhece e confia”, informa o Sotaques da Mídia.

A versão completa do estudo pode ser baixada direto de um banner na página do Cenp.

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Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.