Campanha Love Paper comemora dia do jornaleiro
30 de setembro de 2021
Na data em que se comemora o dia do jornaleiro, a Two Sides festeja a grande adesão das bancas de jornais e revistas à campanha Love Paper. O movimento tem o apoio da Aner, Associação Nacional dos Jornais (ANJ), BO Paper, Panini e Plural e promove a conscientização sobre a origem do papel utilizado nas revistas.
“O papel que está nas revistas, jornais, passatempos, livros, pôsteres, cartazes, gibis, em toda a sua banca, veio de árvores cultivadas. Essas árvores plantadas para a fabricação de papel ajudam a retirar carbono da atmosfera, mitigando assim as mudanças climáticas. Depois, as árvores colhidas viram celulose e papel. O papel se transforma num poderoso veículo de informação, de lazer, de imaginação e de cultura.”
A campanha pede ainda que os jornaleiros fixem o cartaz para divulgação em local visível, para promover os jornais, revistas, livros e demais impressos, como forma de criar uma rede de apoio aos veículos impressos. Nas redes sociais, a campanha segue com a hashtag #MidiaImpressaNasBancas.
Campanha destaca poder de reciclagem e combate às mudanças climáticas
A Campanha Love Paper tem como objetivo esclarecer o público sobre como funciona a indústria de papel. Ao escolher uma embalagem, o usuário está colaborando para combater as mudanças climáticas, utilizando um recurso renovável e reciclável. O reflorestamento de cultivos desempenha um papel importante no ciclo global do carbono, por conta da absorção de dióxido de carbono da atmosfera à medida que as árvores crescem, pela fotossíntese.
“O carbono depositados dessa forma vai fazer parte de toda a estrutura da árvore. Aproximadamente, metade do peso seco da madeira é constituída de carbono. Com o replantio adequado e o manejo florestal correto, os estoques de carbono de longo prazo são louros. Portanto, a floresta age retirando carbono da atmosfera e retendo-o. Dessa forma, ajuda a reduzir os efeitos das mudanças climáticas”, explica o site da LovePaper.
O processo de reciclagem dos produtos de papel, antes descartados como lixo, também merece destaque. Isso porque evita que o carbono retirado da atmosfera seja devolvido no processo de decomposição. Outro ponto importante é a percepção do público sobre veículos de papel. A publicidade nestes meios, por exemplo, tem melhor aceitação que em meios digitais. Pesquisa divulgada pela Kantar mostra que as revistas são um dos meios preferidos do público para ver mensagens publicitárias.