Estudo global mostra que noticiário sobre a Covid fez crescer assinaturas e aumentou fidelidade do leitor

Estudo global mostra que noticiário sobre a Covid fez crescer assinaturas e aumentou fidelidade do leitor

11 de maio de 2021
Última atualização: 11 de maio de 2021
Helio Gama Neto

MEDIA TALKS – 10/05/2021

Luciana Gurgel

O ganho de confiança no jornalismo constatado por várias pesquisas de opinião realizadas nos primeiros meses da pandemia do coronavírus não ficou apenas no discurso. Relatório da empresa de tecnologia Piano, que tem entre seus clientes algumas das maiores empresas jornalísticas do mundo, mostrou que a corrida por informação confiável ajudou a quebrar a resistência de muitos que até então preferiam acessar notícias em fontes gratuitas, com os maiores veículos registrando aumento médio de 58% no número de assinantes.

A Piano administra sistemas de assinaturas e monitora comportamento de assinantes e eficácia das ações de marketing e de engajamento de leitores. Entender para onde sopram os ventos tornou-se parte importante da sustentabilidade financeira da indústria de mídia, que depois da migração das verbas publicitárias para as mãos das grandes plataformas digitais como Google e Facebook passou a depender cada vez mais do público para financiar o jornalismo.

O levantamento, que consolida informações da mais de 300 empresas jornalísticas que utilizam a plataforma, demonstra que a barreira de pagar por conteúdo foi quebrada quando a credibilidade na notícia passou a ser uma questão de vida ou morte. Segundo a Piano, vários de seus clientes já tinham batido em abril de 2020 suas metas de conquista de assinantes para o ano inteiro.

Para muitos veículos não foi uma onda passageira. A empresa afirma que as taxas de retenção subiram desde março de 2020, indicando que o ganho de confiança deixou efeito residual.

O estudo mostrou também o efeito do paywall (conteúdo disponível apenas mediante assinatura ou algum outro tipo de pagamento) sobre a decisão de pagar por conteúdo.  

Sites com todo o conteúdo pago (paywall rígido) experimentaram taxas de conversão de assinantes dez vezes maiores do que as dos que liberam parte do conteúdo para visitantes. E estes apresentaram taxa de conversão duas vezes maior do que sites que deixam todo o conteúdo livre, o que, embora capaz de gerar tráfego, não se revelou eficiente para convencer o visitante a passar a pagar para continuar lendo.

Leia aqui o texto na íntegra.

 


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Helio Gama Neto