A incrível história do jornal que nasceu online e vai virar impresso

A incrível história do jornal que nasceu online e vai virar impresso

15 de abril de 2021
Última atualização: 15 de abril de 2021
Helio Gama Neto

MEDIA TALKS – 15/04/2021

Luciana Gurgel

No mundo do jornalismo digital, virou notícia velha a de que um jornal deixou de ser impresso e ficou apenas com a edição online. Isso tem acontecido no Brasil e em boa parte do mundo, sobretudo com a imprensa regional e local.

Mas para provar que toda regra tem exceção, um jornal do País de Gales, no Reino Unido, acaba de fazer o movimento inverso, enchendo de alegria aqueles que se deleitam ao folhear as páginas de papel de verdade. E colocando mais um dado na complexa equação para encontrar a fórmula da sustentabilidade da indústria de mídia.

A novidade coube ao The National, que nasceu online e nesta quarta-feira (14/4) anunciou a decisão de lançar uma edição semanal impressa regular, que vai circular aos sábados.

Com pouco mais de 3 milhões de habitantes, Gales não é um pólo jornalístico cosmopolita como Londres. Mas o The National não é uma pequena empresa local.

Pertence ao grupo de mídia regional Newquest, um dos maiores do Reino Unido, com mais de 120 jornais, que por sua vez faz parte do conglomerado americano Gannett, dono do USA Today e um dos maiores em circulação nos Estados Unidos.

A aposta do The National no papel é também surpreendente por estar sendo feita apenas seis semanas após o jornal digital entrar no ar, em plena pandemia, com o país em lockdown. Uma primeira edição impressa havia circulado para marcar o lançamento, e depois um especial sobre as eleições. Mas não havia planos de que isso fosse se tornar regular.

E nem se pode dizer que é falta de concorrência, porque na mesma semana, um outro jornal foi anunciado no País de Gales. Só que no sentido oposto.  

O Pembrokeshire Herald, com tiragem de menos de 20 mil exemplares e que quase fechou há dois anos,  lançou o site Herald.Wales na sexta-feira (26 de fevereiro), correndo para se antecipar ao The National, que entrou no ar no dia 1º de março.

Se a quantidade de novos títulos for critério para definir o que é um pólo de mídia dinâmico o País de Gales credencia-se facilmente a ser um deles.

Leia aqui o texto na íntegra

 


Warning: Undefined array key "" in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 206

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 206
Helio Gama Neto