Twitter diz que usou dados de usuários para personalizar anúncios
ÉPOCA NEGÓCIOS – 09/10/2019
O Twitter afirmou ter usado de forma indevida informações pessoais fornecidas pelos usuários para direcionar anúncios de publicidade, segundo o jornal Financial Times.
A empresa de mídia social sediada em San Francisco, nos Estados Unidos, disse que utilizou a base de e-mails e números de telefones fornecidos pelos usuários “para fins de segurança e proteção”, como autenticação de dois fatores, para listas de marketing dos anunciantes da empresa.
O Twitter pediu desculpas e disse que a atitude “foi um erro” da companhia. Embora a prática tenha afetado globalmente os usuários da plataforma, a empresa afirmou que não tem certeza de quantas pessoas foram alcançadas com os anúncios. O Twitter ainda acrescentou que “nenhum dado pessoal foi compartilhado externamente com nossos parceiros ou terceiros”.
De acordo com a companhia, o problema foi identificado no mês passado. As revelações acontecem dois meses depois que a empresa admitiu o compartilhamento de informações de seus usuários com anunciantes sem a permissão deles por quase um ano.
O uso indevido de dados usados para reforçar a segurança dos usuários em segmentação de anúncios não é novidade. Recentemente, o Facebook foi advertido pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos em uma investigação sobre suas práticas de privacidade. A investigação rendeu um acordo de US$ 5 bilhões a ser pago pela gigante de tecnologia.