Transformação Digital: varejo é o setor mais maduro no país
PROXXIMA – 14/05/2019
Pyr Marcondes
Quando se trata de transformação digital, o varejo é um dos segmentos que mais vêm evoluindo no país. É o que mostra o DSI – Digital Strength Index Brasil, índice de maturidade digital divulgado anualmente pela Isobar. Neste ano, foram analisadas 293 organizações dos setores de Bens de Consumo, Educação, Saúde e Varejo, com faturamento superior a R$ 1 bilhão – em alguns casos, foram incluídas marcas de grande reconhecimento, mesmo com faturamento inferior ao valor de referência.
De acordo com o estudo, mais de 50% das marcas do varejo estão em uma fase mais madura (entre Ready e Expert), enquanto os demais segmentos ainda caminham nessa direção e se encontram em níveis iniciais da jornada de transformação digital.
O nível de maturidade digital das organizações é diretamente proporcional ao retorno financeiro. É o que mostram, por exemplo, os resultados obtidos pelas três marcas mais avançadas no processo de transformação digital, no setor de varejo: Nike, Burger King e Magazine Luiza:
A pesquisa se concentra na ótica do consumidor, com base nas dimensões de busca orgânica, mobilidade e redes sociais. Sob esse ângulo, o índice de maturidade digital avalia:
. Search – relevância das marcas nas pesquisas dos consumidores mais importantes para o seu segmento.
. Social – presença nas redes sociais, gerando engajamento e interação com os consumidores.
. Mobile – público conectado e interagindo a todo momento, por meio da disponibilidade de plataformas móveis.
O estudo completo será lançado em breve, apresentando as melhores práticas das organizações brasileiras no processo de transformação digital, assim como desafios, tendências e oportunidades nesse campo.