Retrospectiva 2022: Comissão Logística une publishers e parceiros para soluções conjuntas

Retrospectiva 2022: Comissão Logística une publishers e parceiros para soluções conjuntas

28 de novembro de 2022
Última atualização: 17 de agosto de 2023
0min
Márcia Miranda

28 de novembro de 2022

Caixa de papelão sobre o chão representa o trabalho da comissão logística da Aner
Preço diferenciado de capa, aumento do custo do papel e parcerias para estimular a modernização de bancas em SP estiveram em pauta na Comissão Logística, em 2022

Fim de ano chegando e, com ele, a hora de relembrar as principais iniciativas que a Aner promoveu para seus associados. Para isso, conversamos com os dirigentes das comissões especializadas, da Aner, equipes que se reúnem durante todo o ano buscando novas soluções para antigos problemas de todos os publishers. Quem abre a série é o dirigente da Comissão Logística da Aner, Joaquim Carqueijó, da Edicase Gestão de Negócios.

A Comissão de Logística reúne editores, distribuidores e jornaleiros interessados em aprimorar toda a cadeia de distribuição dos impressos, buscando soluções conjuntas que sejam boas para toda a cadeia.

“Nós discutimos vários temas pertinentes ao canal no decorrer desse ano, como pontos de vendas alternativos. A campanha de recuperação das bancas de São Paulo, por exemplo, é um projeto bastante grande que está em tramitação na Prefeitura. Estamos apostando bastante nele”, conta Joaquim.

Joaquim Carqueijó aparece em meio corpo na foto. Homem branco de barba e cabelo grisalho, curto posa em frente a parede amarela com o nome EdiCase
Joaquim Carqueijó é dirigente da Comissão Logística da Aner

Aumento do preço do papel

O aumento do preço do papel nos mercados nacional e internacional também foi tema das reuniões da Comissão Logística. A oscilação trouxe dificuldades para o mercado de livros e revistas.

“No primeiro semestre houve uma falta muito grande de papel no mercado e os preços explodiram. Com isso muitas editoras tiveram que parar de imprimir ou reduzir drasticamente as tiragens e, consequentemente, isso afetou consideravelmente a distribuição. Mas foi um assunto pontual”, conta Joaquim.

Pesquisa sobre o preço de capa

Outro ponto importante foi o amplo trabalho de Pesquisa sobre o Preço de Capa Regional das revistas, que facilita a viabilização de distribuição das edições impressas para regiões mais distantes do país. O trabalho foi desenvolvido pela Aner com o apoio da Distribuidora Brancaleone e da EdiCase Gestão de Negócios.

“O que aconteceu nesse período recente é que ficou a distribuição nos estados mais distantes muito cara, pelo aumento do custo de frete e tudo mais. Então tivemos a ideia de resgatar uma solução antiga, de trabalhar com preços de capa diferentes por regiões do Brasil. Fizemos uma ampla pesquisa que foi divulgada em primeira mão aos associados e que viabiliza essa operação de distribuição, trabalhando com preço de capa diferente para quem quiser distribuir a revista em outras regiões de outros estados”, explica Joaquim, destacando que o documento conta com o aval da Comissão Jurídica da Aner e da distribuidora parceira.

“O aval da distribuidora foi importante para que a gente pudesse oferecer aos editores essa solução ampliada, que colabora para recuperar as bancas e as distribuidoras de todo o Brasil e aumentar o volume de venda das revistas. Acho que é uma das entregas mais importantes que a gente fez no decorrer do ano”, destaca.

Depois do destaque à pesquisa, Joaquim planeja, para 2023, um trabalho mais individual com os editores, para convencê-los a usar o recurso e ampliar a distribuição, aumentar as vendas e ajudar a recuperar os distribuidores e as bancas de todo o Brasil.

Clique aqui e veja a pesquisa sobre o Preço de Capa Diferenciado

Campanha pela modernização das bancas em SP

A modernização das bancas também é um projeto que a Aner vem estimulando desde o ano passado. O projeto, que reúne propostas da Associação dos Jornaleiros, inclui o tratamento das bancas de revistas como um canal Out of Home (OOH), assim como os pontos de ônibus já estão sendo tratados.

“A proposta inclui modernizar as estruturas para que sejam pontos de utilidade pública, informando a hora, condições do tempo e temperatura e como um espaço publicitário. Acho que é um dos maiores projetos de revitalização de bancas do Brasil”, explica Joaquim. “2023 é um ano muito importante para estruturar e apresentar este projeto novamente para votação na câmara de vereadores. O ideal é que seja resolvido antes de entrar o ano eleitoral de 2024. Vamos trabalhar com bastante afinco nessa frente, junto com o Sindicato dos Jornaleiros e a ANJ (Associação Nacional dos Jornais) para que a gente possa viabilizar esse projeto”.

Participe das Comissões e atualize-se!

Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, como Google, Facebook e TikTok para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado, como o Insper.

Acompanhe nossas redes sociais para ficar em dia com as novidades ou assine a nossa newsletter. Clique aqui e saiba como assinar.

Veja toda a série do Café com Aner no Canal da Aner no YouTube.

Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.