Relatório mostra como inserir ferramentas de IA no meio editorial

Relatório mostra como inserir ferramentas de IA no meio editorial

27 de julho de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

Um novo relatório da International Media Support (IMS), em colaboração com The Fix e El Clip, analisa como 44 editoras em 20 países da América Latina (LatAm) e Europa Central e Oriental (CEE) estão usando Inteligência Artificial (IA). O documento afirma que os pequenos veículos podem construir e usar uma variedade de ferramentas e liderar a experimentação, coisa que seria mais dificilmente praticada dentro do ambiente de grandes veículos.

Segundo matéria da What’s New In Publishing, o relatório afirma que os editores não devem temer que a implementação de IA possa ser cara ou exigir recursos consideráveis. É necessário formar um time de pesquisa de tecnologia e integrá-lo ao processo de produção de notícias, criando um time interdisciplinar, que avance aos poucos no sentido de organizar o acervo, indexando arquivos, para depois entrar no mundo das APIs (interfaces que permitem que sua solução ou serviço se comunique com outros produtos e serviços sem precisar saber como eles foram implementados).

“Comece com um projeto que você sabe que pode realizar e que terá um impacto imediato”, sugerem os autores. “Isso ajudará a definir o tom e fazer as pessoas perceberem que a integração da IA ​​ao fluxo de trabalho não é uma ciência espacial. Você também começará a adicionar know-how valioso à empresa, que poderá usar posteriormente em projetos mais complexos. ”

Veja a matéria na What’s New In Publishing

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.