GNI lança relatório Google de Sustentabilidade dos Pequenos e Médios Veículos Locais de Comunicação

GNI lança relatório Google de Sustentabilidade dos Pequenos e Médios Veículos Locais de Comunicação

29 de novembro de 2023
Última atualização: 29 de novembro de 2023
6min
Luis Henrique Matos homem de cabelos barba e bigode grisalho vestindo blusa azul marinho e usando óculos posa ao lado de Regina Bucco, no evento relatório Google de Sustentabilidade dos pequenos e médios veículos
Luis Henrique Matos, diretor de parcerias do Google para AL e Regina Bucco, diretora executiva da Aner.
Márcia Miranda

O Google News Initiative (GNI) lançou nesta quarta-feira, dia 29 de novembro, com um evento, o relatório Google de Sustentabilidade dos Pequenos e Médios Veículos Locais de Comunicação. O documento foi construído a partir de descobertas e inspirações obtidas durante a ação do Local Lab Brasil, realizado entre agosto de 2022 e março de 2023, junto a 100 empresas de comunicação brasileiras.

O encontro reuniu diversos participantes do Local Lab Brasil, entre eles os publishers associados à Aner, como Marcelo Godinho (Jornal Atual), Luciana Pianaro (Vida Simples), Dennys Grellman (Grupo 100fronteiras), Mariana Shiraiwa (Revista 451), além de parceiros e amigos, como Maria Luiza Borges, diretora de Estratégias Digitais no Sistema Jornal do Commercio Recife; Natália Mazotte, Gerente de Parcerias com o Ecossistema de Notícias do Google; Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta; Sabrina Passos Cimenti, da Blue Engine Collaborative; Ricardo Fiorotto, gerente de parcerias do Google e Luciana Cardoso, head de Produtos e Dados na Vibra Digital.

Também participaram do evento parceiros do Google no programa Local Labs Brasil, como a Media.Monks e Hypertext, que prestaram consultoria aos veículos de comunicação.

Veja fotos em nosso Flickr! Clique aqui.

Relatório Google de Sustentabilidade dos Pequenos e Médios Veículos servirá para repensar o segmento

O relatório sugere possíveis caminhos de evolução pensando na sustentabilidade a médio e longo prazos dos veículos de notícias de menor porte. De acordo com o Google, ele servirá como base de estudos para todos aqueles que são parte e contribuem com o ecossistema de notícias no Brasil, principalmente os proprietários e colaboradores de veículos de notícias pequenos e médios; fornecedores de tecnologia que prestam serviços para veículos de notícias; entidades de representação de notícias e empreendedores interessados em descobrir novas oportunidades do negócio jornalismo.

Veja aqui os temas tratados no Relatório Google de Sustentabilidade dos Pequenos e Médios Veículos:

1. Visão Geral do Local Lab

Apoiando o desenvolvimento dos veículos locais e regionais no Brasil

2. Decidir com base em dados

O desafio da confiabilidade das ferramentas para processar, quantificar e compreender os resultados das ações

3. Desenvolver e engajar a audiência

Otimizações técnicas para crescer a audiência e melhorar a experiência do usuário

4. Monetização: gerando receita com anúncios

Caminhos para potencializar com sustentabilidade os rendimentos com publicidade

5. Segurança no ambiente digital

Vulnerabilidades e cuidados com a segurança dos sites de notícias

6. Orientação estratégica e fluência digital

Decifrando perfis dos veículos locais de comunicação

7. Grau de fluência em entendimento de negócios

Risco oculto à sustentabilidade econômico-financeira dos pequenos e médios veículos locais

8. Estratégias para a sustentabilidade

Alavancas e gargalos para novos modelos de negócios

Despreparo para uso de ferramentas digitais

Entre algumas das constatações que indicam dificuldades para os pequenos e médios veículos locais está a questão da tecnologia e de manutenção dos sistemas.  De acordo com o relatório, muitos pequenos e médios veículos dependem substancialmente de prestadores de serviços externos em tecnologia. Sendo assim, isso leva a um acompanhamento inadequado das ferramentas. Além disso, a inserção de ferramentas no dia a dia de trabalho é um grande desafio.

“O GNI Local Lab revelou que os veículos locais e regionais apresentam diversas deficiências estruturais em seu arcabouço digital que restringem significativamente a sua capacidade de decidir com base em dados qualificados e corretos, o que acaba levando a decisões incorretas. O efeito disso é a perda de visão em melhoria da experiência do usuário, otimização do conteúdo ou monetização, além de ineficiências no uso de recursos, desperdício de tempo, dinheiro e esforço que poderiam ser mais bem utilizados. Por fim, as deficiências estruturais também podem produzir riscos de segurança, com aumento da vulnerabilidade a ataques cibernéticos, violações de dados ou outros riscos que podem comprometer os dados do usuário e prejudicar a reputação dos veículos.”

Relatório Sustentabilidade dos Pequenos e Médios Veículos Locais de Comunicação – Google

Relatório Sustentabilidade dos Pequenos e Médios Veículos indica que faltam equipes dedicadas à análises de dados

O relatório divide os veículos em grupos, mais ou menos preparados para lidar com as ferramentas digitais e indica que, nos menos preparados, há falta de profissionais, nos veículos, para ler e entender os dados de forma correta.

Além disso, trabalhar com parceiros de tecnologia sem perder autonomia sobre os dados é um desafio. Há dificuldades para saber e entender exatamente o que o terceirizado está fazendo ao trabalhar a tecnologia dentro do conjunto da empresa, o que pode prejudicar estruturas e atrapalhar o desempenho do site e quando essas alterações foram realizadas.

Para colaborar com esse trabalho, o relatório indica links em que os publishers e especialistas podem encontrar material educativo sobre as métricas do Google Analytics, por exemplo. Já para os veículos mais bem preparados na questão tecnologia digital, o documento mostra formas de aprimorar o uso das ferramentas e dicas sobre o que fazer sobre tagueamento e testes no site em tempo real.

Quer ler o relatório completo? Clique aqui e tenha acesso à nossa biblioteca!

Participe e atualize-se!

Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, junte-se a nós! Participe das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Queremos ouvir a sua opinião. Participe dos debates e una-se a outros publishers e parceiros de negócios, com instituições nacionais e globais. São cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Além disso, há a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.