GNI lança relatório Google de Sustentabilidade dos Pequenos e Médios Veículos Locais de Comunicação

GNI lança relatório Google de Sustentabilidade dos Pequenos e Médios Veículos Locais de Comunicação

29 de novembro de 2023
Última atualização: 29 de novembro de 2023
6min
Luis Henrique Matos homem de cabelos barba e bigode grisalho vestindo blusa azul marinho e usando óculos posa ao lado de Regina Bucco, no evento relatório Google de Sustentabilidade dos pequenos e médios veículos
Luis Henrique Matos, diretor de parcerias do Google para AL e Regina Bucco, diretora executiva da Aner.
Márcia Miranda

O Google News Initiative (GNI) lançou nesta quarta-feira, dia 29 de novembro, com um evento, o relatório Google de Sustentabilidade dos Pequenos e Médios Veículos Locais de Comunicação. O documento foi construído a partir de descobertas e inspirações obtidas durante a ação do Local Lab Brasil, realizado entre agosto de 2022 e março de 2023, junto a 100 empresas de comunicação brasileiras.

O encontro reuniu diversos participantes do Local Lab Brasil, entre eles os publishers associados à Aner, como Marcelo Godinho (Jornal Atual), Luciana Pianaro (Vida Simples), Dennys Grellman (Grupo 100fronteiras), Mariana Shiraiwa (Revista 451), além de parceiros e amigos, como Maria Luiza Borges, diretora de Estratégias Digitais no Sistema Jornal do Commercio Recife; Natália Mazotte, Gerente de Parcerias com o Ecossistema de Notícias do Google; Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta; Sabrina Passos Cimenti, da Blue Engine Collaborative; Ricardo Fiorotto, gerente de parcerias do Google e Luciana Cardoso, head de Produtos e Dados na Vibra Digital.

Também participaram do evento parceiros do Google no programa Local Labs Brasil, como a Media.Monks e Hypertext, que prestaram consultoria aos veículos de comunicação.

Veja fotos em nosso Flickr! Clique aqui.

Relatório Google de Sustentabilidade dos Pequenos e Médios Veículos servirá para repensar o segmento

O relatório sugere possíveis caminhos de evolução pensando na sustentabilidade a médio e longo prazos dos veículos de notícias de menor porte. De acordo com o Google, ele servirá como base de estudos para todos aqueles que são parte e contribuem com o ecossistema de notícias no Brasil, principalmente os proprietários e colaboradores de veículos de notícias pequenos e médios; fornecedores de tecnologia que prestam serviços para veículos de notícias; entidades de representação de notícias e empreendedores interessados em descobrir novas oportunidades do negócio jornalismo.

Veja aqui os temas tratados no Relatório Google de Sustentabilidade dos Pequenos e Médios Veículos:

1. Visão Geral do Local Lab

Apoiando o desenvolvimento dos veículos locais e regionais no Brasil

2. Decidir com base em dados

O desafio da confiabilidade das ferramentas para processar, quantificar e compreender os resultados das ações

3. Desenvolver e engajar a audiência

Otimizações técnicas para crescer a audiência e melhorar a experiência do usuário

4. Monetização: gerando receita com anúncios

Caminhos para potencializar com sustentabilidade os rendimentos com publicidade

5. Segurança no ambiente digital

Vulnerabilidades e cuidados com a segurança dos sites de notícias

6. Orientação estratégica e fluência digital

Decifrando perfis dos veículos locais de comunicação

7. Grau de fluência em entendimento de negócios

Risco oculto à sustentabilidade econômico-financeira dos pequenos e médios veículos locais

8. Estratégias para a sustentabilidade

Alavancas e gargalos para novos modelos de negócios

Despreparo para uso de ferramentas digitais

Entre algumas das constatações que indicam dificuldades para os pequenos e médios veículos locais está a questão da tecnologia e de manutenção dos sistemas.  De acordo com o relatório, muitos pequenos e médios veículos dependem substancialmente de prestadores de serviços externos em tecnologia. Sendo assim, isso leva a um acompanhamento inadequado das ferramentas. Além disso, a inserção de ferramentas no dia a dia de trabalho é um grande desafio.

“O GNI Local Lab revelou que os veículos locais e regionais apresentam diversas deficiências estruturais em seu arcabouço digital que restringem significativamente a sua capacidade de decidir com base em dados qualificados e corretos, o que acaba levando a decisões incorretas. O efeito disso é a perda de visão em melhoria da experiência do usuário, otimização do conteúdo ou monetização, além de ineficiências no uso de recursos, desperdício de tempo, dinheiro e esforço que poderiam ser mais bem utilizados. Por fim, as deficiências estruturais também podem produzir riscos de segurança, com aumento da vulnerabilidade a ataques cibernéticos, violações de dados ou outros riscos que podem comprometer os dados do usuário e prejudicar a reputação dos veículos.”

Relatório Sustentabilidade dos Pequenos e Médios Veículos Locais de Comunicação – Google

Relatório Sustentabilidade dos Pequenos e Médios Veículos indica que faltam equipes dedicadas à análises de dados

O relatório divide os veículos em grupos, mais ou menos preparados para lidar com as ferramentas digitais e indica que, nos menos preparados, há falta de profissionais, nos veículos, para ler e entender os dados de forma correta.

Além disso, trabalhar com parceiros de tecnologia sem perder autonomia sobre os dados é um desafio. Há dificuldades para saber e entender exatamente o que o terceirizado está fazendo ao trabalhar a tecnologia dentro do conjunto da empresa, o que pode prejudicar estruturas e atrapalhar o desempenho do site e quando essas alterações foram realizadas.

Para colaborar com esse trabalho, o relatório indica links em que os publishers e especialistas podem encontrar material educativo sobre as métricas do Google Analytics, por exemplo. Já para os veículos mais bem preparados na questão tecnologia digital, o documento mostra formas de aprimorar o uso das ferramentas e dicas sobre o que fazer sobre tagueamento e testes no site em tempo real.

Quer ler o relatório completo? Clique aqui e tenha acesso à nossa biblioteca!

Participe e atualize-se!

Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, junte-se a nós! Participe das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Queremos ouvir a sua opinião. Participe dos debates e una-se a outros publishers e parceiros de negócios, com instituições nacionais e globais. São cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Além disso, há a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado.

Márcia Miranda
Administrator