Pyr Marcondes no Café com Aner: “Não resista à inteligência artificial”

Pyr Marcondes no Café com Aner: "Não resista à inteligência artificial"

14 de março de 2025
Última atualização: 14 de março de 2025
3min
Pyr Marcondes homem branco de barba e cabelos grisalhos uma camisa escura de gola e óculos de armação escura fala sobre desafios do jornalismo 4.0 no Café com Aner
Pyr Marcondes no Café com Aner: desafios do jornalismo 4.0. Imagem: Reprodução YouTube Aner
Márcia Miranda

No dia 11 de março, Pyr Marcondes abriu a 5ª. temporada do Café com Aner, encontro promovido pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) para reunir publishers e debater temas importantes para o mercado editorial de jornalismo. O tema foi o impacto da inteligência artificial no jornalismo.

Abordando desafios, oportunidades e estratégias para o futuro, o jornalista e empreendedor compartilhou suas perspectivas sobre a integração da IA na produção, distribuição e monetização de conteúdo. A conversa também explorou a relação com plataformas digitais como o Google, a importância da ética e deontologia, e formas de fidelizar leitores no cenário digital.

Inteligência Artificial é uma realidade no jornalismo

Durante o Café com Aner, Pyr Marcondes observou que a IA está presente em toda a cadeia do jornalismo, embora os jornalistas tenham a tendência de focar na criação e produção de conteúdo, apenas.

“A inteligência artificial está em tudo. É uma transformação estrutural e tende a ser sistêmica. Esse mecanismo de avanço da Inteligência Artificial não vai parar nunca mais de evoluir e vai aumentar a velocidade e a profundidade com que acontece”, destacou.

Livro ajuda a orientar sobre como lidar com a IA nas redações

O jornalista também falou sobre sua preocupação com os pequenos veículos e jornalistas independentes que podem ter dificuldades em acompanhar a rápida evolução da IA. Para colaborar com estes, ele indicou a leitura do livro Desafios e Soluções para o Jornalismo 4.0,  que está disponível para download aqui.

O livro é fruto de mais de 150 artigos que Pyr escreveu para uma newsletter da Alright, uma empresa associada à Aner. A Alright lida com mídia e publishers e congrega uma rede de 450 publishers independentes de pequeno e médio porte no Brasil. Para o livro, ele selecionou e editou cerca de 60 a 70 desses artigos.

“O objetivo principal do livro é ser gratuito e quanto mais lido, melhor, especialmente por pequenos publishers”, diz Pyr.

Perdeu o Café com Aner e quer rever? Clique aqui e veja no canal da Aner no Youtube:

Inscreva-se para os próximos Cafés na nossa área de Eventos e Treinamentos! É gratuito e aberto a todos.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.