Pesquisa mostra que mensagem de alerta e acesso a jornalismo profissional reduzem crença em fake news

Pesquisa mostra que mensagem de alerta e acesso a jornalismo profissional reduzem crença em fake news

11 de fevereiro de 2021
Última atualização: 11 de fevereiro de 2021
Helio Gama Neto

LATAM JOURNALISM REVIEW – 03/02/2021

Marina Estarque

Uma pesquisa experimental feita em parceria entre a academia, um jornal brasileiro e uma empresa de consultoria mostraram que enviar um email de alerta e oferecer uma assinatura gratuita de um veículo por três meses foi capaz de reduzir a crença em fake news.

O experimento foi realizado em São Paulo, entre novembro e dezembro, pelos cientistas políticos Felipe Nunes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Nara Pavão, da Federal de Pernambuco (UFPE); e Fred Batista, da Universidade da Carolina do Norte em Charlotte, nos EUA, em parceria com a Quaest e a Folha de S.Paulo.

O estudo, que entrevistou 1 mil pessoas, tinha como objetivo buscar uma espécie de vacina contra as notícias falsas, principalmente no período eleitoral – neste caso, durante as eleições municipais de 2020.

Leia aqui o texto na íntegra.


Warning: Undefined array key "" in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 206

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 206
Helio Gama Neto