O que o público LGBTQIA+ espera das marcas?

O que o público LGBTQIA+ espera das marcas?

17 de junho de 2021
Última atualização: 17 de junho de 2021
Helio Gama Neto

MEIO&MENSAGEM – 17/06/2021

O mês de junho, também conhecido como o Mês do Orgulho, acaba por se tornar uma época do ano em que as marcas apostam muito na publicidade direcionada ao público LGBTQIA+, seja para celebrá-los ou atrair novos consumidores. Para entender a resposta do público LGBTQIA+ brasileiro sobre tais investimentos publicitários, o Twitter e a MindMinders realizaram uma pesquisa em março. Os resultados indicam que recepção dessas campanhas depende do tipo de história contada e relação da marca com o tema.

Dados relevantes do estudo propõe que a verba destinada ao tema ou o período é melhor aproveitada fora dos filmes publicitários tradicionais e sim em patrocínios e ações sociais. Dos entrevistados, 75% considera positivo marcas se associarem a eventos da comunidade LGBTQIA+ e 67% destaca marcas que apoiam instituições de caridade em serviço da comunidade e conscientizam o público sobre elas.

Em relação a à comunicação, autenticidade de narrativa e informações ainda são aspectos importantes para a criação das campanhas. Dos respondentes, 68% afirma que histórias e pessoas reais é uma forma interessante das marcas abordarem representatividade; 56% acredita que é importante trazer mais informação sobre o tema; e inspiração (52%).

A pesquisa ainda consolidou dados que justificam um maior investimento das empresas nesse público não só no mês de junho, pois a comunidade LGBTQIA+ brasileira demonstra ser fiel e formadora de opinião. Cerca de 78% diz que se mantem leal às marcas que gostam e 53% informa que familiares e amigos o buscam para opinar sobre produtos e serviços.

Além de fazer a comunicação do estudo, para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+, o Twitter Brasil lançou um emoji de arco-íris para acompanhar a hashtag #OrgulhoSempre.


Warning: Undefined array key "" in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 206

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 206
Helio Gama Neto