Nova organização reúne gerentes de produtos para a indústria jornalística
News Product Alliance é formada para elevar o pensamento de produto na indústria jornalística
23 de setembro de 2020
Um grupo de líderes da indústria de notícias trabalhando na intersecção de jornalismo, estratégias de audiência, negócios e tecnologia anunciou hoje a formação de uma nova organização para servir uma comunidade global emergente de profissionais de produtos jornalísticos.
A “News Product Alliance (NPA)” é uma rede de apoio e prática para gerentes de produtos no jornalismo e pensadores de produtos com o objetivo de um futuro mais sustentável e ético para a indústria jornalística.
A gerência de produto é uma função central na indústria de tecnologia, onde ela desempenha um papel essencial na mediação da experiência do usuário e das necessidades de negócios, mas sua adoção em redações tem sido mais limitada. Este novo grupo tem como objetivo oferecer oportunidades de treinamento, networking e desenvolvimento de carreira e elevar a disciplina de gerenciamento de produtos na indústria jornalística.
“As redações de maior sucesso hoje adotaram a estratégia de produto em sua cultura. À medida que essas práticas se expandem pela indústria de notícias, muitos jornalistas e profissionais de produto estão buscando apoio adicional para aprender e adotar essas habilidades”, disse Becca Aaronson, presidente do comitê gestor interino da organização e ex-chefe de produto da Chalkbeat e The Texas Tribune.
“Ao reunir um grupo diversificado de profissionais de produtos jornalísticos de todo o mundo, a News Product Alliance facilitará a criação das melhores práticas de produtos para organizações jornalísticas e expandirá as oportunidades de colaboração. Ao fazer isso, pretendemos ajudar pessoas de comunidades tradicionalmente marginalizadas a subir nos rankings das redações e a criar produtos jornalísticos que alcancem e atendam a públicos diversos com necessidades variadas”, disse Aaronson.
“Essa comunidade nasce globalmente”, disse Luciana Cardoso, diretora digital do jornal brasileiro Estadão e membro do comitê gestor do NPA. “Ao incluir diferentes países e idiomas, ampliaremos nosso intercâmbio de conhecimentos e as carreiras individuais de produtos nas redações. Todos nós precisamos cada vez mais conhecer nosso público e criar produtos que atendam às suas necessidades, fortalecendo assim a entrega de conteúdo.”
O comitê gestor interino da NPA inclui profissionais de produto da Gannett, McClatchy, CalMatters, the Bay Area News Group, Google News Initiative e outras organizações, e está recrutando ativamente membros que podem aumentar a diversidade de origens, pontos de vista e nacionalidades representadas.
A Escola de Jornalismo da Universidade de Missouri, a Escola de Pós-Graduação em Jornalismo da CUNY Newmark e a News Catalyst estão fornecendo apoio institucional inicial.
Para mais informações, por favor entre em contato com hello@newsproduct.org. ou acesse newsproduct.org
Divulgação: NPA