Nona edição do Veste Rio terá mentorias com nomes de peso do mercado da moda
O GLOBO – 28/07/2020
A nona edição do Veste Rio — o maior evento de negócios de moda do país —, desta vez, em formato digital, traz um ciclo imperdível de mentorias direcionado a estilistas e empresários do setor. As palestras, que acontecem na terça e quarta-feira da semana que vem, dias 28 e 29 de julho, são gratuitas e terão consultores de peso do mercado. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do evento (vesterio.rio).
Na terça-feira, às 10h, Aurea Noriko Yamashitta, responsável pela promoção internacional das marcas Abest (Associação Brasileira de Estilistas) vai ensinar como preparar uma marca para exportar e participar dos showrooms virtuais internacionais; às 14h, será a vez de Fernanda Simon, diretora executiva do Fashion Revolution, que abordará o tema “Como iniciar um movimento sustentável nas marcas ou nas lojas”; já Camila Salek, fundadora da Vimer, vai palestrar às 17h. Referência quando o assunto é visual merchandising, Camila vai indicar novas oportunidades e experiências para o varejo físico usando lições da quarentena.
Na quarta-feira, o dia abre, às 10h, com a participação do consultor André Carvalhal, cujo tema é “Como encontrar um propósito para as marcas neste momento que estamos vivendo”. “Vou falar sobre tendências para construção de marcas e produtos e do comportamento do consumidor durante e depois da pandemia”, conta André. “Estamos passando por um momento atípico no mundo e minha intenção é compartilhar percepções, oportunidades e desafios”, emenda. Às 14h, Bel Braga, da Closet BoBags, vai debater um assunto que ela domina: resale, aluguel e novas maneiras de consumir. “Abordarei o futuro que já é o presente do consumo, a relevância da tecnologia e de novos hábitos. Estamos repensando tudo. O impacto das nossas escolhas nunca foi tão presente em nossas discussões”, analisa Bel. “De acordo com estudos, tendências estão sendo aceleradas: o mercado de revenda de artigos usados e de aluguel vai valer mais de 60 bilhões de dólares em cinco anos”, afirma.
Já a consultora de moda Renata Abranchs fecha o ciclo de palestras, às 18h, destrinchando o tema “Tendências de conteúdo digital para converter em vendas e ‘wow’ no consumidor”. “Antes, só era necessário criar o produto, hoje é preciso produzir conteúdo e falar sobre o universo da marca”, explica a consultora. “A venda digital, até o início da pandemia, estava muito ‘boring’. Tem que colocar pimenta e afeto”, acrescenta. “Também mostrarei exemplos de diversas marcas que estão dando um show de humanidade nas redes, colocando vendedores como embaixadores das grifes.”
O Veste Rio é apresentado pelo Santander com realização das revistas ELA e “Vogue” Brasil.