Mais uma vez, Facebook altera algoritmo para priorizar amigos e conteúdo de interesse
ÉPOCA NEGÓCIOS – 17/05/2019
O Facebook está atualizando mais uma vez o seu algoritmo que seleciona qual tipo de material coloca no feed de notícias dos usuários da rede social. Continuando um movimento recente, a empresa anunciou novidades que devem continuar a priorizar conteúdo de amigos e familiares dos usuários, em vez de materiais compartilhados por páginas de marcas, sites, entre outras. “O objetivo do feed de notícias é conectar pessoas com posts que elas achem mais relevantes”, afirma a empresa em um texto compartilhado em seu site.
A mudança anunciada hoje usa pesquisas realizadas pela rede social com seus usuários. Essas pesquisas aparecem na forma de perguntas simples durante a navegação no Facebook, que questionam quais são os melhores amigos ou que tipo de conteúdo interessa mais.
Esses dados serão usados para melhor oferecer o tipo de assunto que as pessoas tenham interesse. “Hoje, estamos anunciando duas atualizações baseadas nas pesquisas que conduzimos: uma prioriza os amigos com os quais alguém possa querer ficar em contato e a outra prioriza links que uma pessoa considere mais importantes.”
A expectativa é que a mudança não cause um aumento no número de publicações de pessoas, mas sim um ajuste para que as pessoas cujo material é exibido sejam as mais próximas do usuário.
As mudanças chegam em linha com o que Mark Zuckerberg, CEO e cofundador do Facebook, e que a companhia vem falando. A ideia é que os usuários não tenham que passar mais tempo, mas que o tempo seja melhor aproveitado na rede social.