Kantar: público prefere ver anúncios em meios offline, entre eles, revistas

Kantar: público prefere ver anúncios em meios offline, entre eles, revistas

19 de setembro de 2022
Última atualização: 17 de agosto de 2023
3min
pesquisa kantar media reactions 2022
Márcia Miranda

19 de setembro de 2022

gráfico pesquisa kantar top ranking media
A pesquisa mostra que a revista é o meio onde o público indica melhor aceitação para ver anúncios

Uma pesquisa da Kantar mostra que as revistas estão em segundo lugar entre os meios mais bem-aceitos pelo público para visualizar anúncios.  O relatório Media Reactions 2022 destaca as preferências dos consumidores e dos profissionais de marketing em todo o mundo e mostra que o público ainda prefere ver anúncios em meios off-line.

A pesquisa reforça a divulgada pela Fipp na semana passada, que mostra a preferência do público em ver a publicidade em meios impressos.

Leia também: pesquisa mostra que público prefere ler revistas impressas

Em todos os canais de mídia, os consumidores são mais positivos em relação à publicidade em eventos patrocinados, em revistas e no cinema. Em primeiro lugar na preferência do público estão os anúncios em eventos presenciais e em segundo lugar estão as revistas, indicadas como a plataforma em que o público tende a receber anúncios publicitários de forma mais positiva. De uma forma geral, a mídia online vem ganhando espaço e aceitação, quando comparado com o estudo do ano passado.

“Normalmente, as pessoas costumam evitar os anúncios, mas esse ano a Media Reactions mostrou uma reação positiva do público nos canais de mídia. Estão mais receptivas que no ano passado”, explica Jane Ostler, que apresentou um webinar sobre o assunto ao lado de Gonca Bubani, ambas da Divisão de Midia e Insights da Kantar.

Revistas são preferidas pelos baby boomers

Jane explica que os anúncios de revistas são especialmente preferidos no Japão, China e Taiwan e também na geração mais velha de boomers (nascidos no final da Segunda Guerra, entre 1940 a 1960). Já os eventos patrocinados são a estrela desse ano, subindo uma posição nos rankings de preferência do consumidor. a tendência à aprovação dos anúncios em experiências presenciais está forte na região Asia-Pacifico (Apac), América Latina, África e Oriente Médio. Quando se fala de marketing, este segmento é o líder em 13 mercados dos 29 avaliados, incluindo África do Sul, Coreia, Índia, Espanha e Brasil. Eventos patrocinados também são os preferidos entre as gerações mais novas.

No site da Kantar é possível baixar um relatório e assistir a um webinar apresentado por Jane Ostler e Gonca Bubani.

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Por Márcia Miranda, da Simbiose Conteúdo

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.