Journalism Trust Initiative: Novo selo internacional da RSF vai destacar veículos com qualidade de informação
13 de setembro de 2023
Você sabia que existe uma iniciativa mundial que está certificando com selos ISO as organizações que se comprometem a manter a boa qualidade das informações publicadas em seus veículos de imprensa?
A Aner recebeu na terça-feira, 12 de setembro, no Café com Aner, a participação do coordenador da Journalism Trust Initivative (JTI), da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), Bertrand Mossiat.
No encontro, Bertrand falou sobre os objetivos da iniciativa, que busca estabelecer critérios de qualidade e transparência para a indústria de mídia, promovendo um jornalismo independente e confiável, combatendo a desinformação e fortalecendo a liberdade de imprensa.
Entre as vantagens de ter o selo, está a possibilidade de ter prioridade na lista de investidores também comprometidos com o combate à desinformação. Os formatos de suporte e implantação ainda estão em estudo no Brasil, mas a Aner já está fazendo contatos para trazer a novidade aos associados.
“Uma das principais metas da Aner é promover a credibilidade dos meios de imprensa. Sabemos da confiança dos leitores no meio revista e um selo internacional que comprove a qualidade e transparência para os associados à Aner seria excelente”, afirma a diretora executiva da associação, Regina Bucco.
RSF vai lançar relatório sobre jornalismo na Amazônia Legal
Além do coordenador, também participaram do bate-papo com os publishers o jornalista Artur Romeu, diretor do escritório da RSF no Rio de Janeiro e coordenador das atividades da organização na América Latina; e a coordenadora de projetos da RSF, Aline Khoury. Eles aproveitaram para anunciar o lançamento, na próxima semana, de um relatório sobre os desafios do jornalismo na região da Amazônia Legal.
“É um estudo um ano após o assassinato de Dom Phillips e do Felipe Bruno Pereira, um estudo mais aprofundado sobre as diferenças e desafios que se impõem a quem produz jornalismo a partir da Amazônia legal. Isso passa não só por questões de violência, mas outras questões também mais estruturais de sustentabilidade econômica, pressões judiciais, independência, infraestrutura deslocamento, custos, acesso à internet, e nós mergulhamos nesse quadro. O lançamento será na quinta-feira que vem, dia 21 de setembro”, contou Artur.
Veja algumas das vantagens de ter a certificação ISO Journalism Trust Initiative
- A certificação cria condições mais favoráveis para a indústria, incluindo a obrigação das plataformas online de indexar mídias de qualidade.
- Estimula o maior nível de excelência e estabelece critérios padrões universalmente aceitos.
- Define o contexto em que o jornalismo transparente, independente e responsável é reconhecido e patrocinado.
- Proporciona visibilidade e vantagem competitiva para as mídias comunitárias e depende do interesse de associações de editores e jornalistas.
- A Norma ISO promove a inserção de todos os dados coletados com critérios da Norma ISOJI para montar uma base de dados.
Perdeu o Café com Aner? Clique aqui e assista a íntegra.
Quer ficar por dentro das notícias sobre a Aner, do mercado editorial e das novidades sobre tendências em jornalismo? Clique aqui e assine a Newsletter Aner.
Deseja acompanhar e participar dos fóruns internos de discussão sobre Logística, Jurídico, Tributário, Tecnologia e Inovação para empresas jornalísticas? Mande um e-mail para a Aner e torne-se um associado!
Texto: Márcia Miranda