Jogo estimula público a ler mais artigos
![](https://aner.org.br/wp-content/uploads/2021/09/social-432496_640-1.png)
09 de setembro de 2021
![símbolos de redes sociais](https://www.aner.org.br/v2/wp-content/uploads/2021/09/social-432496_640-1-300x221.png)
Um jogo, desenvolvido por uma startup de tecnologia de processamento de linguagem chamada Crux, está colaborando para que os sites tenham cada vez mais leitores. O widget calcula a “pontuação de conhecimento” de um usuário em um determinado tópico de notícias e o estimula a melhorar essa pontuação lendo mais artigos. O jogo já está em uso por empresas como o Sifted , o site de notícias apoiado pelo The Financial Times que tem como tema principal empreendedores e a cena de startups na Europa.
A ferramenta usada pelo Crux avalia a importância do artigo em relação à coleção de textos sobre o mesmo tema e considera a quantidade de informações novas. Sendo assim, o widget mostra a pontuação de conhecimento do leitor de acordo com os artigos que ele já leu no site. Se forem muitos, o leitor terá a “barra de conhecimento” quase toda preenchida. Se forem poucos, ele será estimulado a ler mais, conhecendo o número de pontos que pode ganhar se visitar outros textos do site.
O jogo foi desenvolvido por dois amigos que se conheceram no ensino médio mas agora moram em países diferentes: Londres e Tel Aviv. Veja mais como funciona o Crux nesta matéria do NiemanLab.