Jogo estimula público a ler mais artigos

Jogo estimula público a ler mais artigos

9 de setembro de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

09 de setembro de 2021

símbolos de redes sociais

Um jogo, desenvolvido por uma startup de tecnologia de processamento de linguagem chamada Crux, está colaborando para que os sites tenham cada vez mais leitores. O widget calcula a “pontuação de conhecimento” de um usuário em um determinado tópico de notícias e o estimula a melhorar essa pontuação lendo mais artigos. O jogo já está em uso por empresas como o Sifted , o site de notícias apoiado pelo The Financial Times que tem como tema principal empreendedores e a cena de startups na Europa.

A ferramenta usada pelo Crux avalia a importância do artigo em relação à coleção de textos sobre o mesmo tema e considera a quantidade de informações novas. Sendo assim, o widget mostra a pontuação de conhecimento do leitor de acordo com os artigos que ele já leu no site. Se forem muitos, o leitor terá a “barra de conhecimento” quase toda preenchida. Se forem poucos, ele será estimulado a ler mais, conhecendo o número de pontos que pode ganhar se visitar outros textos do site.

O jogo foi desenvolvido por dois amigos que se conheceram no ensino médio mas agora moram em países diferentes: Londres e Tel Aviv. Veja mais como funciona o Crux nesta matéria do NiemanLab.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.