Inscreva-se para o programa Acelerando a Transformação Digital

Inscreva-se para o programa Acelerando a Transformação Digital

20 de outubro de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
3min
Márcia Miranda

20 de outubro de 2021

O programa Acelerando a Transformação Digital tem o objetivo de oferecer treinamento, mentoria e recursos para ajudar jornais e revistas no Brasil, impressos ou digitais, a construir modelos de negócios inovadores e desenvolver habilidades de gestão.

Para isso, o International Center for Journalists (ICFJ), com o apoio do Facebook Journalism Project, fez uma parceria com a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e com a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), que juntas representam mais de 130 organizações de mídia no Brasil.

As inscrições para este programa também estão abertas para aqueles que não são associados à Aner e à ANJ.

Os participantes terão acesso a treinamentos virtuais com especialistas de todo o setor sobre tópicos relacionados ao ecossistema de jornais e revistas. As sessões serão virtuais e em inglês e o ICFJ oferecerá tradução simultânea em português.

Temas do programa de treinamento focado em jornais e revistas:

  • Novas plataformas para produção jornalística
  • Domínio das plataformas de vídeo e distribuição
  • Experiência em dispositivos  móveis
  • Engajamento e desenvolvimento da audiência
  • Monetização e modelos de receita
  • Novos modelos de trabalho nas redações

Para se inscrever para a fase de treinamento, os revistas e jornais devem:

  • Estar regularmente constituídos por pelo menos 24 meses
  • Ter audiência baseada e operar principalmente no Brasil
  • Gerar conteúdo jornalístico e atualizá-lo periodicamente, em português
  • Ter pelo menos 2 funcionários em tempo integral

Não há limite de inscrição por organização e cada participante (colaborador das revistas e jornais) deve se inscrever individualmente. Após concluírem o treinamento, os participantes poderão se inscrever para a fase de mentoria, e concorrer a um fundo de até  US$15,000. O valor  será concedido aos veículos selecionados que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo.

Além do fundo, os selecionados também receberão mentorias e orientação personalizadas semanais com especialistas na área durante três meses. A fase de mentoria e distribuição dos fundos será em 2022.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de outubro. Para conhecer todos os critérios do programa, leia os Termos e Condições aqui.
Formulário de inscrição

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.