IAB lança guia de orientações para contratar publicidade digital

IAB lança guia de orientações para contratar publicidade digital

9 de setembro de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

09 de setembro de 2021

O IAB Brasil está lançando um pack com três guias para a transparência e confiança na publicidade digital. O objetivo é orientar as relações de mercado e o papel de uma governança responsável. A elaboração dos documentos contou com o apoio técnico do escritório de advocacia Baptista Luz Advogados e dos Associados membros dos comitês no Brasil. Os materiais serão atualizados constantemente e servirão também como referência para o entendimento das partes envolvidas no processo de negociação e contratação.

Veja o que contêm cada um dos guias:

Guia de modelos de Contratação de Mídia Digital

O documento apresenta alguns dos modelos mais utilizados no mercado para a contratação de agências, publishers e plataformas de mídia, para facilitar os processos contratuais e delinear práticas de mercado para negociação. Fala ainda sobre formas de remuneração (desconto-padrão, comissão, fee de mídia, fee de criação e FTE, entre outros).

Código de boas práticas em publicidade digital

Apresenta algumas das melhores práticas fomentadas pela Associação de Mídia Interativa – IAB Brasil (“IAB Brasil”) para a publicidade em mídias digitais no Brasil. Fala sobre ética nos negócios, respeito à livre iniciativa e liberdade econômica, conteúdo da publicidade, internet aberta, proteção de dados, proteção de marcas, educação e diversidade e inclusão.

Minutário de Boas Práticas na Publicidade Digital

Tem como principal objetivo servir de referência para a estruturação de contratos do mercado publicitário. O material reforça a aplicação de boas práticas técnicas e de governança responsável para a indústria, além de apresentar um conjunto de cláusulas padrão. Entre os temas, Brand safety e brand suitability, Fraude publicitária e digital, Blocklists, wishlists e filtros contextuais, Proteção de Dados, Conteúdo e Criação, entre outros.

Clique aqui e veja a íntegra dos conteúdos

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.