Google e Media.Monks oferecem mentoria tecnológica gratuita exclusiva para associados

Google e Media.Monks oferecem mentoria tecnológica gratuita exclusiva para associados

21 de agosto de 2023
Última atualização: 21 de agosto de 2023
6min
Capa da apresentação google HIT mentoria gratuita Horas de Implementação Técnica
Márcia Miranda

21 de agosto de 2023

Capa da apresentação google HIT mentoria gratuita Horas de Implementação Técnica

O programa Google HIT de mentoria gratuita é destinado principalmente às equipes de tecnologia das empresas de jornalismo associadas.

A Google News Initiative (GNI), braço do Google para apoio à inovação digital do jornalismo, lançou oficialmente nesta segunda-feira, dia 21 de agosto, o programa Horas de Implementação Técnica (HIT). A mentoria gratuita é promovida pelo Google e pela Media.Monks em parceria com associações de imprensa brasileiras. O atendimento dedicado será exclusivo para associados.

A iniciativa oferecerá aproximadamente 250 horas de mentoria gratuita, em que especialistas dos times de Discoverability e Data Analytics da agência Media.Monks vão colaborar diretamente com as equipes técnicas dos veículos de notícias. O objetivo é auxiliá-los na otimização de suas plataformas e aprimorar a experiência dos usuários.

O atendimento será dividido em waves temáticas. Serão trabalhados temas como análise de dados, configurações de ferramentas, como o Reader Revenue do Google, entre outras. Além dos eventos oferecidos semanalmente, materiais complementares sobre os tópicos cobertos pelo programa também serão disponibilizados para os participantes.

“Começamos a pensar esse programa após as demandas que vieram das organizações de notícias e associações. Estou muito feliz que estamos conseguindo colocar em prática esse trabalho”, afirmou Natalia Mazotte, gerente de Relações com a Indústria da área de Notícias do Google

Participam desta edição do HIT a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Associação Brasileira de Mídia Digital (ABMD), a Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Veja quais serão os temas abordados nas waves

Serão oferecidos encontros semanais com desenvolvedores e especialistas técnicos de Discoverability e Data Analytics. Além dos encontros, haverá material instrutivo e tutoriais para colaborar com a compreensão das instruções. A cada semana um tópico será abordado e os publishers poderão agendar horas de atendimento com os times da Media.Monks para tirarem dúvidas sobre aquele tema determinado.

Lauren de Arruda Sanches, líder do projeto na Media.Monks, apresentou o funcionamento e os principais temas a serem abordados nas waves. Os times de Discoverability receberão as demandas nos temas relacionados a melhoria no posicionamento orgânico dos sites. Já os de Data Analytics resolverão as dúvidas referentes a ferramentas, como Google Search Console, Google Analytics 4 e Google Tag Manager, por exemplo. Os dois times terão o apoio das equipes de desenvolvedores para colaborar com o trabalho.

A equipe da Media.Monks poderá fazer a verificação de dados estruturados e sugestões para possíveis correções ou otimizações, mas não terá acesso ao código fonte dos sites ou CMS para realizar implementações.

Na área de Discoverability, as Waves serão:

  • Otimizações essenciais – Sitemap, Canonical e Robots.txt
  • Otimizações para News – Sitemap News, News Media Organization, News Articles, Person
  • Otimizações On page – Title-tag, Metadescription, Heading tags
  • Performance e experiência do usuário – Core Web Vitals, Cache, Minificação de CSS e JS, Otimização de imagens e Lazy load

Na área de Data Analytics, as Waves serão:

  • Ferramentas (Set Up) – Google Search Console, Google Publisher Center, Reader Revenue Manager
  • Google Analytics 4 – Conceitos e Fundamentos, Migração GA4, Comparando UA e GA4, Personalização de Reports e Explorações
  • Tags e GTM – Plano de Tags, GTM
  • Análise de dados – Looker Studios e Dashboards
tabela com letras pretas e em fundo branco mostra as waves e duração de sessões de mentoria gratuita do Google HIT Horas de Implementação TécnicaTimes de tecnologia precisam participar dos encontros

As waves terão durações em média de 2 a 4 semanas (veja imagem). So será possível se inscrever em um evento por wave e as inscrições serão abertas pouco tempo antes do início de cada uma delas. A primeira começa no dia 4 de setembro e vai até o dia 29 do mesmo mês.

“É muito importante que a pessoa ou o time que cuida da tecnologia dentro das organizações esteja presente nestas horas de atendimento, participando e colocando as dúvidas, porque é um atendimento bastante técnico”, explicou Natália. A gerente também recomendou que as empresas evitem agendar muitos encontros e use os primeiros agendamentos para listar as dificuldades e organizar as demandas dentro dos temas propostos nas Waves.

Para se inscrever no programa, os associados receberão um email da Aner indicando o link do formulário e o de acesso ao material suplementar (guias técnicos). Fique atento à sua caixa de e-mail!

Se você perdeu a live e quer mais detalhes sobre o programa, clique aqui e veja a gravação.

Participe e atualize-se!

Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado.

Acompanhe o site e as redes sociais da Aner para ficar atualizado com os programas, workshops e oportunidades para associados e não-associados.

Quer receber informações no seu email, WhatsApp ou Telegram? Assine a nossa newsletter. Clique aqui e saiba como.

Texto de Márcia Miranda

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.