Google e Media.Monks oferecem mentoria tecnológica gratuita exclusiva para associados
21 de agosto de 2023
A Google News Initiative (GNI), braço do Google para apoio à inovação digital do jornalismo, lançou oficialmente nesta segunda-feira, dia 21 de agosto, o programa Horas de Implementação Técnica (HIT). A mentoria gratuita é promovida pelo Google e pela Media.Monks em parceria com associações de imprensa brasileiras. O atendimento dedicado será exclusivo para associados.
A iniciativa oferecerá aproximadamente 250 horas de mentoria gratuita, em que especialistas dos times de Discoverability e Data Analytics da agência Media.Monks vão colaborar diretamente com as equipes técnicas dos veículos de notícias. O objetivo é auxiliá-los na otimização de suas plataformas e aprimorar a experiência dos usuários.
O atendimento será dividido em waves temáticas. Serão trabalhados temas como análise de dados, configurações de ferramentas, como o Reader Revenue do Google, entre outras. Além dos eventos oferecidos semanalmente, materiais complementares sobre os tópicos cobertos pelo programa também serão disponibilizados para os participantes.
“Começamos a pensar esse programa após as demandas que vieram das organizações de notícias e associações. Estou muito feliz que estamos conseguindo colocar em prática esse trabalho”, afirmou Natalia Mazotte, gerente de Relações com a Indústria da área de Notícias do Google
Participam desta edição do HIT a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Associação Brasileira de Mídia Digital (ABMD), a Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ).
Veja quais serão os temas abordados nas waves
Serão oferecidos encontros semanais com desenvolvedores e especialistas técnicos de Discoverability e Data Analytics. Além dos encontros, haverá material instrutivo e tutoriais para colaborar com a compreensão das instruções. A cada semana um tópico será abordado e os publishers poderão agendar horas de atendimento com os times da Media.Monks para tirarem dúvidas sobre aquele tema determinado.
Lauren de Arruda Sanches, líder do projeto na Media.Monks, apresentou o funcionamento e os principais temas a serem abordados nas waves. Os times de Discoverability receberão as demandas nos temas relacionados a melhoria no posicionamento orgânico dos sites. Já os de Data Analytics resolverão as dúvidas referentes a ferramentas, como Google Search Console, Google Analytics 4 e Google Tag Manager, por exemplo. Os dois times terão o apoio das equipes de desenvolvedores para colaborar com o trabalho.
A equipe da Media.Monks poderá fazer a verificação de dados estruturados e sugestões para possíveis correções ou otimizações, mas não terá acesso ao código fonte dos sites ou CMS para realizar implementações.
Na área de Discoverability, as Waves serão:
- Otimizações essenciais – Sitemap, Canonical e Robots.txt
- Otimizações para News – Sitemap News, News Media Organization, News Articles, Person
- Otimizações On page – Title-tag, Metadescription, Heading tags
- Performance e experiência do usuário – Core Web Vitals, Cache, Minificação de CSS e JS, Otimização de imagens e Lazy load
Na área de Data Analytics, as Waves serão:
- Ferramentas (Set Up) – Google Search Console, Google Publisher Center, Reader Revenue Manager
- Google Analytics 4 – Conceitos e Fundamentos, Migração GA4, Comparando UA e GA4, Personalização de Reports e Explorações
- Tags e GTM – Plano de Tags, GTM
- Análise de dados – Looker Studios e Dashboards
Times de tecnologia precisam participar dos encontros
As waves terão durações em média de 2 a 4 semanas (veja imagem). So será possível se inscrever em um evento por wave e as inscrições serão abertas pouco tempo antes do início de cada uma delas. A primeira começa no dia 4 de setembro e vai até o dia 29 do mesmo mês.
“É muito importante que a pessoa ou o time que cuida da tecnologia dentro das organizações esteja presente nestas horas de atendimento, participando e colocando as dúvidas, porque é um atendimento bastante técnico”, explicou Natália. A gerente também recomendou que as empresas evitem agendar muitos encontros e use os primeiros agendamentos para listar as dificuldades e organizar as demandas dentro dos temas propostos nas Waves.
Para se inscrever no programa, os associados receberão um email da Aner indicando o link do formulário e o de acesso ao material suplementar (guias técnicos). Fique atento à sua caixa de e-mail!
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Texto de Márcia Miranda