Google assina com gigante do jornalismo na Austrália para criar curso para jornalistas

Google assina com gigante do jornalismo na Austrália para criar curso para jornalistas

16 de agosto de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

16 de agosto de 2021

O Laboratorio de Periodismo traz matéria sobre a parceria entre o Google e a News Corporation, da Austrália, para criar um curso para treinar os jornalistas com as competências necessárias para as novas mídias. O currículo será baseado na realizada comercial da indústria de notícias atual.

O grupo de mídia do empresário australiano Rupert Murdoch fechou parceria com o Google em fevereiro passado. Pelo acordo, os editores podem escolher quais de histórias serão promovidas em seções especiais dos aplicativos e páginas de pesquisa no Google News Showcase.

Para o presidente-executivo da News Corp Australasia,  Michael Miller, essa será uma oportunidade para “trazer nossa experiência jornalística do mundo real para o design e implementação de currículos”, aproveitando a expertise do Google. As aulas começam a partir de 2022 e a previsão é de formar 25o jornalistas por ano no domínio das novas ferramentas digitais.

Além de tutoriais online instantâneos o curso incluirá um currículo de educação formal, atividades para explorar as inovações em reportagem e narrativa, uma grande conferência anual e uma viagem aos Estados Unidos, como parte da grade de estudos. O curso vai abranger a News Corp Australia e editoras pequenas e regionais de todo o país, incluindo a Australian Community Media.

Veja matéria completa no Laboratorio de Periodismo.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.