GNI Local Lab Brasil oferecerá assessoria individualizada a quatro associados Aner

GNI Local Lab Brasil oferecerá assessoria individualizada a quatro associados Aner

21 de outubro de 2022
Última atualização: 17 de agosto de 2023
4min
Logotipo GNI Local Lab Brasil em linhas coloridas
Márcia Miranda

21 de outubro de 2022

Logotipo GNI Local Lab Brasil em linhas coloridas
Segunda fase do GNI Local Lab Brasil oferecerá assessoria individualizada

Quatro revistas associadas à Aner foram escolhidas para a segunda etapa do Projeto Local Lab Brasil, do Google News Initiative (GNI). A iniciativa, criada para apoiar empresas jornalísticas no Brasil, dará a estas editoras a partir de novembro, consultoria técnica sobre os temas Audiência e Monetização.

As empresas selecionadas para a Fase Tática são Grupo 100fronteiras (PR), Revista Pais&Filhos (SP), Revista Qualé (SP) e Revista Vida Simples (SP). A iniciativa conta com o apoio da Aner, Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Os demais veículos foram convidados a realizar o NCI Shift, programa do Google voltado para potencializar engajamento e monetização com base na ferramenta do Google chamada News Consumer Insights. Isso os permitirá complementar os temas abrangidos pelo Local Lab até agora.

Fase tática contará com laboratórios

A Fase Estratégica do projeto Local Lab inicial, que se encerra neste mês de outubro, começou em agosto e atendeu a 100 produtores de notícias de todo o país. No último dia 06 de outubro, a equipe do Local Lab convidou 40 organizações que estão participando do projeto para prosseguirem na Fase Tática. Os demais 60 veículos manterão seu acesso à toda bagagem de conhecimentos e orientações acumulada durante a primeira fase do projeto, podendo assim se dedicar para viabilizar as otimizações técnicas e de negócios que foram apresentadas até o final de outubro.

A Fase Tática começará em novembro e permitirá que os veículos selecionados aprofundem temas contemplados na primeira etapa, assim como tenham uma assessoria individualizada para detectar e realizar implementações mais complexas em seus sites.

Os participantes da Fase Tática serão subdivididos em dois “laboratórios”, com 20 veículos cada um, conforme o tema que pode dar maior contribuição para o negócio de cada um deles. Um dos laboratórios terá foco em Audiência e o outro em Monetização. Na frente de negócios do projeto, serão abordados temas como autoconhecimento e gargalos estratégicos, regras simples para uma execução estratégica alinhada e flexível, além de fortalecimento da fluência em negócios por meio de uma simulação de negócios.

Raccoon Monks e Hypertext continuam no projeto

A consultoria Raccoon Monks continua à frente das atividades técnicas junto aos parceiros de notícias e a consultoria Hypertext permanece conduzindo a trilha de negócios do projeto. A combinação da vertente técnica com a dimensão de negócios, trazendo uma visão mais estratégica para direcionar as atividades dos publishers, potencializa os resultados do projeto a médio e longo prazos.

Além disso, a rede formada pelos representantes de cada veículo é outro diferencial do Local Lab e será um valioso legado do projeto para os parceiros de notícias no futuro. As trocas de experiências e boas práticas entre veículos que comungam dos mesmos desafios estão sendo reconhecidas pelos participantes como muito proveitosas para ampliar o leque de novas soluções para o negócio e fazer benchmark.

O GNI Local Lab prevê ainda a realização de alguns workshops abertos à indústria de notícias, em parceria com as associações  ANER,  AJOR e ANJ, com o intuito de promover ainda mais essa rede de ajuda mútua e o fortalecimento do ecossistema de notícias no Brasil. Fique atento e acompanhe nosso site e redes sociais para novidades.

Instagram @anerrevistas

Facebook.com/anerbr

LinkedIn anerrevistasbr

YouTube Associação Nacional dos Editores de Revistas

Quer ficar por dentro das notícias sobre a Aner, do mercado editorial e das novidades sobre tendências em jornalismo? Clique aqui e assine a Newsletter Aner.

Para acompanhar e participar dos fóruns internos de discussão sobre Logística, Jurídico, Tributário, Tecnologia e Inovação para empresas jornalísticas? Mande um e-mail para a Aner e torne-se um associado!

Márcia Miranda
Administrator