Exclusivo FIPP World Media Congress: Conheça a inciativa do RSF para valorizar o jornalismo profissional
14 de junho de 2023
Seguindo a série de entrevistas exclusivas no FIPP World Media Congress 2023, a diretora-executiva Regina Bucco conversou com Bertrand Mossiat, do Repórteres Sem fronteiras (RSF). Executivo de mídia, ele lidera a promoção do Journalism Trust Initiative, divulgando a regra ISO entre meios de comunicação e buscando parceiros institucionais do ramo para aumentar o alcance da iniciativa.
O Repórteres Sem Fronteiras é uma organização que tem como missão defender o direito de acesso à informação gratuita e confiável, agindo pela liberdade, pluralismo e independência do jornalismo e defendendo aqueles que personificam esses ideais.
“A missão da ONG é lutar para manter a liberdade de imprensa em vários sentidos, protegendo jornalistas, dando apoio financeiro, jurídico, tecnológico, empresas midiáticas e jornalistas que trabalham com imprensa livre e global”, explicou Bertrand.
O que é a Journalism Trust Initiative?
Bertrand foi um dos palestrantes do FIPP World Media Congress deste ano, explicando como funciona o Journalism Trust Initiative. Segundo ele, dentro da série de ações para manter a liberdade de imprensa, a organização criou uma norma que colabora para atestar o profissionalismo e qualidade das informações jornalísticas produzidas pelas empresas.
As normas internacionais ISO, criadas pela Organização Internacional de Padronização (ISO), qualificam produtos em várias organizações do mundo todo estabelecendo um documento padrão para a implantação do sistema de gestão de qualidade nas empresas.
O Journalism Trust Initiative também é uma forma de ajudar economicamente as empresas de mídia que produzem jornalismo de forma transparente, com independência editorial e com mecanismos de verificação. Editores, jornalistas, supervisores externos e internos participam do processo de verificação.
“A norma foi adotada por mais de 600 veículos de imprensa em todo o mundo. Atualmente o Grupo M, uma agência de publicidade programática proprietária de duas das cinco principais agências de mídia globais, quer adotar e a Journalism Trust Initiative para saber quais empresas jornalísticas produzem conteúdo sério, uma forma de orientar as marcas sobre onde investir”.
Expansão nos Estados Unidos
Bertrand contou ainda que há planos para lançamento de um projeto nos Estados Unidos, antes das eleições de 5 de novembro de 2024, para que o público saiba onde há notícias confiáveis e produzidas de forma profissional sobre as eleições, candidatos, debates.
“Já contamos com apoio de anunciantes, plataformas de tecnologia como a Microsoft e agregadores de notícias que vão nos ajudar a promover a norma e os meios que se esforçam em aumentar o nível de qualidade da produção jornalística.”
Clique aqui e veja a entrevista completa em nosso YouTube.
Saiba mais sobre a Journalism Trust Initiative
Participe e atualize-se!
Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.
Clique aqui para saber como se associar
Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado, como o Insper e a ComSchool.
Acompanhe nossas redes sociais para ficar em dia com as novidades e assine a nossa newsletter. Clique aqui e saiba como.
Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.