Echobox: Facebook ainda gera tráfego significativo para sites de editores

Echobox: Facebook ainda gera tráfego significativo para sites de editores

2 de setembro de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
4min
Márcia Miranda

02 de setembro de 2021

Ashley Kibler, gerente de conteúdo sênior Echobox, uma empresa que ajuda mais de mil editores em mais de cem países a rastrear e otimizar seu tráfego de mídia social, deu uma entrevista à FIPP em que fala sobre a relação entre Facebook e publishers. Segundo ele, apesar da guerra declarada e dos anúncios de editoras sobre a saída das redes, canais como o Facebook ainda desempenham um papel importante na geração de tráfego para sites de mídia.

Analisando 6,5 milhões de compartilhamentos orgânicos de 500 editores em todo o mundo, a Echobox encontrou uma taxa geral de cliques de 2,5% nas postagens veiculadas no Facebook. As revistas registraram as maiores CTRs de qualquer tipo de publicação, 2,8%. O CTR (Taxa de Cliques) é o percentual de pessoas que clicaram em seu site após verem a sua postagem. O Facebook não informa qual o CTR ideal, mas, de acordo com agências de publicidade, um CTR de 1,5% a 2% é reconhecido como bom.

O estudo também registrou uma variação significativa entre os diferentes tipos de conteúdo, com esportes atingindo 4,5%, enquanto notícias internacionais e publicações de relações exteriores mostraram um CTR de 1,8%.

Índice de Mídia Social

Uma das principais pesquisas que a empresa publica regularmente é o  Índice de Mídia Social . Isso mostra a quantidade de tráfego direcionado para a indústria de publicação online como um todo por meio da mídia social todos os dias.  A pesquisa é aberta e gratuita e pode ser acessada para identificar picos e padrões no tráfego de mídia social e ver como as tendências evoluíram ao longo do tempo.

“A série disponível começa em 2014 e mostra o tráfego de sete grandes plataformas de mídia social”, explica Kibler. “Também há uma sobreposição de eventos atuais para que você possa ver como certos itens de notícias importantes podem ter um impacto no tráfego das mídias sociais. E qualquer pessoa pode exportar os dados como um arquivo CSV para uma análise mais profunda. ”

Estudo mostra taxa de cliques em postagens no Facebook

Em junho deste ano, a empresa publicou um outro estudo analisando especificamente as  taxas de cliques do Facebook . Analisando 6,5 milhões de compartilhamentos orgânicos de 500 editores em todo o mundo, a Echobox encontrou uma taxa geral de cliques de 2,5% nas postagens veiculadas no Facebook. As revistas registraram as maiores CTRs de qualquer tipo de publicação, 2,8%. O estudo também registrou uma variação significativa entre os diferentes tipos de conteúdo, com esportes atingindo 4,5%, enquanto notícias internacionais e publicações de relações exteriores mostraram um CTR de 1,8%.

“Podemos dizer que o tráfego orgânico da mídia social ainda está vivo e ativo. E, de fato, a maior parte do tráfego de mídia social para os editores com que trabalhamos vem de suas postagens orgânicas, não de postagens pagas ou otimizadas. Apesar da relação contenciosa entre editores e plataformas, não há como negar que a mídia social, e o Facebook em particular, ainda é uma fonte importante de tráfego para os editores ”.

Sobre a Echobox

Fundada em 2013, a Echobox usa IA para simplificar o processo jornalístico, principalmente nas redes sociais. Trabalhando com marcas como The Guardian, The Telegraph, South China Morning Post, Le Monde, Newsweek, New Scientist, Conde Nast e mais, a Echobox oferece uma variedade de ferramentas para ajudar os editores a aprimorar as publicações e ações nas redes sociais. Entre elas, o Echobox Social que organiza, agenda e faz postagens cruzadas no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn. A ferramenta também permite manter um arquivo a partir do qual podem selecionar seu conteúdo de melhor desempenho para repostagem.

A empresa também utiliza Inteligência Artificial para que os editores possam gerenciar, de forma inteligente, todo o processo de publicação nas mídias sociais: selecionar quais artigos têm maior probabilidade de se tornarem virais, determinar o volume certo de conteúdo e o momento certo para postar, escrever mensagens de compartilhamento otimizadas e selecionar a melhor imagem. Tudo é postado automaticamente.

Márcia Miranda
Administrator