CRESCER é a marca de parenting pioneira em novo projeto hipermídia: o Google Web Stories

CRESCER é a marca de parenting pioneira em novo projeto hipermídia: o Google Web Stories

18 de maio de 2020
Última atualização: 18 de maio de 2020
Helio Gama Neto

Além dessa parceria de sucesso, marca segue líder em usuários únicos​ e em seguidores no Instagram, cresce nas verticais de gravidez e saúde e tem como causa, desde o início do ano, a campanha #ofuturoéhoje.

CRESCER, marca ​da Editora Globo que é autoridade em parenting no Brasil, estreou em abril um projeto pioneiro chamado Google Web Stories. Trata-se de um novo formato hipermídia para a internet criado pelo Google. Usando cards verticais, feitos para as telas dos celulares, o Google Web Stories é uma aposta da plataforma para levar histórias dinâmicas e imersivas para a web.

Há 27 anos no mercado, CRESCER entrega para esse formato do Google stories com riqueza de fotos, vídeos, textos sobre saúde infantil, educação, gravidez, alimentação, diversão, entre outros temas. Tudo produzido com a seriedade do jornalismo do Grupo Globo, com informações seguras, checadas e chanceladas pelos principais especialistas da área.

Essa é mais uma conquista da marca, que se consolida no universo de parenting como líder em usuários únicos. Dados da Comscore mostram uma média de 3,837 milhões de UVs no primeiro trimestre de 2020, ​contra 2,586 milhões de UVs do principal concorrente. Um dos grandes trunfos da marca é a audiência 100% própria, dentro do core de conteúdo. “Não temos parceiros para impulsionar audiência nem trabalhamos com matérias ou reportagens que fujam do nosso propósito, que é informar e inspirar grávidas, pais e mães com filhos de 0 a 8 anos”, diz Ana Paula Pontes, editora-chefe da CRESCER.

A audiência orgânica, aliás, que representa 44% da audiência total, cresceu 47% de 2019 para 2020 (comparando os primeiros quatro meses, segundo o Google Analytics) e o número de PVs total, no mesmo período, cresceu 36%. CRESCER tem entre suas principais verticais gravidez e saúde, sendo que a primeira cresceu 22% nos primeiros quatro meses comparados com 2019 e a de saúde 166%, principalmente com a chegada da pandemia.

CRESCER foi a primeira marca do segmento, a falar sobre o tema, em uma Live no dia 28 de fevereiro com uma especialista do Hospital Emílio Ribas, um dia após a confirmação do primeiro caso de covid-19 em São Paulo com o tema #maiscuidado #menospânico. Com um total de 380 matérias sobre o assunto para ajudar as famílias nesse momento desafiador, elas corresponderam a 14 milhões de PVs até o momento. E agora, a partir de 21 de maio, a marca segue nessa missão e auxiliará pais e mães a entreterem os pequenos em casa, com o Festival Crescer Online – arte que acalma. A cada semana, uma atração de música, teatro, artes e contação de histórias levará diversão de qualidade para as famílias. O line-up do primeiro mês conta como artistas como Beatles para Crianças e a Cia. de Bonecos.

Outro destaque da marca é o time de colunistas de peso, tanto de especialistas, como a pediatra Ana Maria Escobar, o pediatra espanhol Carlos González, os ginecologistas Domingos Mantelli e Carolina Ambrogini, a nutricionista Andreia Friques, o educador Marcelo Cunha Bueno​, quanto de celebridades como Marcos Mion, Lázaro Ramos, Rafa Brites e Denise Fraga que, todos os meses, colaboram com a marca.

Pioneira no segmento na distribuição de conteúdo via whatsapp, a marca conta ainda com o Fórum, como uma plataforma segura para pais e mães trocarem dúvidas e informações, ​com três newsletters (semanal, gravidez semana a semana e de 0 a 3 anos), com eventos, como Seminário CRESCER, que surgiu em 2009, Tá na Hora, Festival Crescer, Encontros Crescer, entre outros, com a edição da revista impressa – a única do segmento com circulação auditada. ​Além disso, é líder no segmento no Instagram, com 817 mil seguidores e um público altamente engajado.

“Conseguimos levar essa mesma profundidade no tratamento dos temas de interesse das famílias para as marcas parceiras da Crescer, como Danone, Abbvie e Novalgina, em projetos especiais multiplataforma – de encontros presenciais a lives, passando por criação e distribuição de conteúdo customizado que trazem alto engajamento para os anunciantes”, afirma Tiago Afonso, Diretor de Desenvolvimento Comercial e Digital da Editora Globo. “Contamos também, graças ao monitoramento constante da audiência, com clusters hipersegmentados como gravidez e famílias com filhos pequenos, que podem ser combinados com perfil social e localização geográfica na entrega de publicidade e branded content.”

Em junho, CRESCER comemora o 15º ano da lista de Os 30 Melhores Livros Infantis do Ano, um projeto que é uma das bandeiras da marca ao mostrar o papel da literatura na vida das crianças. A lista é usada como referência nas escolas, em livrarias e reconhecida pelos especialistas. Outra novidade é o lançamento do primeiro curso online da marca, o SOS CRESCER – Maternidade Real. Voltado para grávidas e mães de recém-nascidos, especialistas como a psicanalista Vera Iaconelli, abordarão temas que vão desde saúde mental das mães até amamentação. O curso pode ser adquirido pela plataforma Sympla, com valor promocional para assinantes. Em janeiro deste ano, CRESCER, sempre​ em sintonia com as novas necessidades das famílias contemporâneas, também lançou a campanha #ofuturoéhoje. Reportagens que abordam temas como ensinar a criança que menos é mais, a ter empatia, a cuidar do meio ambiente, a respeitar as diferenças, entre outras, joga luz no quanto o hoje é o principal agente de mudança para as crianças e para a sociedade como um todo. Assuntos mais pertinentes e atuais do que nunca.

Com informações da CRESCER.


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Helio Gama Neto